Voltar para todos os eventos

«A Universidade de Coimbra e seus Estudantes aos Olhos dos Viajantes Estrangeiros (1581-1879)»

  • Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra Portugal (mapa)

Apresentação do livro «A Universidade de Coimbra e seus Estudantes aos Olhos dos Viajantes Estrangeiros (1581-1879)» de Carlos Xavier Reis, pelo Prof. Doutor Fernando Taveira da Fonseca (FLUC).

Uma nova iniciativa de colaboração entre a Imprensa da Universidade de Coimbra e a BGUC, integrada no «CICLO DEPÓSITO LEGAL: Novos Livros, Novas Leituras».
A sessão terá lugar no dia 18 de setembro de 2024, quarta-feira às 18h00, na Sala de São Pedro, no 2.º piso da BGUC. A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia para o email bg-eventos@bg.uc.pt ou através do formulário https://bit.ly/BGUC18set2024, devido à lotação limitada.

Sobre o livro
No estudo «A Universidade de Coimbra e seus Estudantes aos Olhos dos Viajantes Estrangeiros (1581-1879)» são coligidos 30 relatos de viajantes estrangeiros, homens e mulheres, abarcando 10 nacionalidades e um período cronológico de 298 anos da história desta instituição e, por inerência, do país. Os relatos abordam temas vários relacionados com a Universidade de Coimbra (a sua criação, as cadeiras ministradas em diferentes períodos, métodos de ensino e de avaliação, tradições académicas, espaços universitários, Lentes e Estudantes, participação da Universidade no contexto político nacional, etc.) mas também com momentos-chave da história de Portugal, como, por exemplo, a União Ibérica, o recuperar da Independência, as Reforma Pombalinas do ensino superior, as Invasões Francesas e a Guerra Civil.

Sobre o autor
Carlos Xavier Reis é licenciado em História da Arte (2015) e mestre em Arte e Património (2017) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Atualmente dedica-se ao estudo da Idade Moderna, com um foco particular na intersecção entre arte, história e literatura. Além disso, tem um interesse especial pela história e cultura do Oriente, especialmente da China e da sua relação multisecular com Portugal. Este é um tema que espera desenvolver no futuro, através de investigações sobre objetos e coleções menos conhecidos.