Voltar para todos os eventos

Coimbra: Teatro da Argentina na Cerca de São Bernardo

  • Teatro da Cerca de São Bernardo Portugal (mapa)

A Escola da Noite acolhe no Teatro da Cerca de São Bernardo na próxima quarta-feira, 18 de Setembro, às 21h30, o espectáculo "Wayqeycuna", do artista argentino Tiziano Cruz. A apresentação integra o programa da mostra Todos São Palco, organizada pelo Teatrão.


Construída a partir de um trabalho de pesquisa e das memórias do próprio artista, "Wayqeycuna" propõe uma reflexão sobre a forma como operam as hierarquias raciais e as estruturas de dominação “num mundo onde o neoliberalismo devasta violentamente as marcas culturais, vitais e colectivas”, afirma o autor.
Em quéchua, língua dos povos indígenas da América do Sul, “Wayqeycuna” significa “meus irmãos”. Neste projecto, Tiziano Cruz empreende um caminho de regresso à própria infância para se reencontrar com a sua comunidade, num exercício que equipara à forma como “as mulheres andinas tecem seus quipus [artefatos têxteis feitos de cordas e nós] como monumentos memoriais”.
O espectáculo é a última peça da trilogia “Tres Maneras de Cantarle a una Montaña”, na qual o artista articula, através de uma série de gestos poéticos, as suas memórias de infância no interior do norte argentino com manifestos políticos sobre o mercado de arte e o privilégio de classe.
A apresentação em Coimbra, organizada pelo Teatrão no âmbito da mostra Todos São Palco, conta com o apoio d'A Escola da Noite e da Cena Lusófona e acontece na sequência de uma digressão europeia que passou, entre outras cidades, pelo Festival de Avignon e pelo Festival de Zurique, no qual foi distinguido com o Prémio do Público.
Os bilhetes custam 10 euros, sendo aplicável o desconto de meio bilhete a menores de 30 e maiores de 65 anos, estudantes, desempregados/as e profissionais e amadores de teatro. Podem ser comprados através da ticketline ou reservados pelos contactos habituais do TCSB: telefones 239 718 238 e 966 302 488; e-mail bilheteira@aescoladanoite.pt.

Pão para o MundoNa véspera do espectáculo, a 17 de Setembro, Tiziano Cruz propõe uma actividade complementar: "Pan para el mundo / Pão para o mundo", uma oficina que procura entrelaçar arte, território e comunidade, criando um espaço que explora as práticas culinárias com a criação de pães para presentear os mortos. Os pães elaborados nesta oficina farão parte do espectáculo. A oficina terá lugar na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, entre as 18 e as 20h00. A participação é gratuita, não tem limite de idade e não implica quaisquer conhecimentos prévios.

Tiziano CruzÉ um artista interdisciplinar cujo trabalho reúne fundamentalmente linguagem visual e teatral, performance e intervenção artística no espaço público. Foi bolseiro do Fondo Nacional de las Artes e do Instituto Nacional del Teatro ARG. Venceu a Bienal de Arte Joven 2019 e o prémio ANTI, Finlândia, 2023. É fundador da Plataforma de Gestão Cultural ULMUS, dedicada à mediação entre diferentes organizações culturais na Argentina e países vizinhos. Trabalhou como produtor de conteúdos no Centro Cultural Recoleta, em Buenos Aires. As suas obras já foram apresentadas em países como Chile, Brasil, México, Canadá, Portugal, Espanha, Suíça, Alemanha, Finlândia e Estados Unidos da América.