Coimbraexplore

View Original

Os 5 concertos a não perder em Coimbra até ao fim do ano | Coimbraexplore

Embora já falte pouco para o final do ano, a verdade é que até Dezembro muita música irá passar por Coimbra. 


Pianista, compositor, arranjador e director musical de nomes como Phoenix ou Sebastien Tellier, o carismático e talentoso Christophe Chassol assinou uma peça artística que desafia as classificações. As suas composições articulam vozes, música, sons e imagens em novos objectos audiovisuais.
O resultado tem um nome: ultrascore.

Avishai Cohen é uma das maiores referências contemporâneas no contrabaixo de jazz. O músico, compositor e vocalista israelita chegou a Nova Iorque - o centro do universo jazz - no arranque dos anos 90 e, enquanto estudava na prestigiada New School for Jazz and Contemporary Music tocou na rua para sobreviver até conseguir entrar no disputado circuito de clubes. A mudança na carreira chegou com um telefonema do grande pianista Chick Corea: em 1996, Cohen foi um dos fundadores do colectivo Origin, liderado por Corea. Foi aliás na etiqueta Stretch, do próprio Chick Corea, que Avishai Cohen lançou os seus primeiros quatro registos como líder. Avishai manteve-se nos projectos de Corea até 2003, quando decidiu começar o seu próprio trio e a sua editora, a Razdaz Recordz, operação que já soma praticamente duas dezenas de lançamentos, incluindo vários do própio Avishai Cohen.

From Darkness é o mais recente título na discografia do trio de Avishai Cohen, trabalho apontado como mais um extraordinário capítulo na sua busca pela pureza.

Patrick Watson está de regresso com um novo álbum "Melodie Noire" e com ele uma luxuosa tournée em território nacional. Tendo tocado em Portugal pela última vez em 2015, já tínhamos saudades deste Canadiano, que continua a surpreender o "mundo" com a sua originalidade e genialidade.

Acarinhado pelo público Português e com uma paixão muito especial pelo nosso País. Patrick Watson e os seus acompanhantes do costume, prometem novamente uma viagem "sonora" inesquecível, repleta de ambientes fantásticos aos quais já nos habituaram através dos inúmeros discos e concertos esgotados ao longo dos tempos. Para além dos novos temas, não faltarão clássicos como "To Build A Home" entre outros...

Uma oportunidade única a não perder.

Em 2018 os Anaquim preparam-se para lançar no último trimestre o seu 4.º álbum de originais.
"O Quarto de Anaquim" retrata a banda num cruzamento. Um cruzamento entre as origens e novos caminhos, por onde passam os bluesman que venderam a alma ao diabo, passam os vagões rumo a Nova Orleães, passam as raízes do country e do jazz e a sua transformação pelos primos europeus.
Esse cruzamento, entre o velho e o novo mundo só podia ocorrer em Portugal, expressar-se nas suas contradições, no seu quotidiano tanto saudosista como visionário, na dúvida do seu optimismo e no bater do seu relógio.
Mais especificamente, esse cruzamento só podia ocorrer no quarto de Anaquim.

  • JORGE PALMA (8 de Dezembro | TAGV)

A viver um dos seus melhores momentos, Jorge Palma tem partilhado com o público mais de 40 anos de carreira e é em palco que o vemos no seu esplendor. No espetáculo que preparou para encerrar 2018, Expresso do Outuno - que terá três paragens (Porto, Lisboa e Coimbra) - Jorge Palma vai conjugar sonoridades eléctricas com outras, mais acústicas, numa viagem de longo curso com paragens nas diferentes sonoridades que constituem o universo do músico e compositor.
Acompanhado pelos seus parceiros da estrada, Jorge Palma vai rever algumas das músicas que fazem parte da História da música portuguesa.

TEATRO, DANÇA, MÚSICA, CINEMA, DEBATES E MUITO MAIS À DISTÂNCIA DE UM CLICK, NO SEU COIMBRAEXPLORE

p.h. DR. : Expresso do Outono a 8 de Dezembro no Teatro Académico de Gil Vicente.

See this gallery in the original post