Festival Encontros de Novas Dramaturgias apresenta Laboratório END
O evento nacional totalmente dedicado a promover e divulgar a dramaturgia portuguesa contemporânea chega este ano aos 10 anos de existência.
Em jeito de comemoração, o Festival Encontros de Novas Dramaturgias (Festival END) anuncia a estreia do Laboratório END, o programa de formação dedicado à investigação, formação e criação artísticas que dá a oportunidade de participação em oficinas, palestras e debates liderados por criadores, dramaturgos, críticos e académicos.
Subordinado ao tema "Processos de criação literária para palco: dramaturgia, teatralidade e materialidade", o Laboratório END está pensado ora como programa aberto ao público, ora como lugar de criação comum e de partilha entre autores em formação, artistas de vários quadrantes das artes cénicas e investigadores académicos. Desenvolve-se em quatro residências artísticas, ao longo de sete meses, nas instituições parceiras do programa. A primeira acontece de 19 a 21 de Outubro, no Teatro Académico de Gil Vicente (Coimbra) seguindo-se, em Dezembro, o Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães. Em 2021, o Laboratório END instala-se em Janeiro no Teatro Viriato (Viseu) e em Maio, n'O Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo. O trabalho efectuado nestes quatro momentos de jornada de formação intensiva em escrita para palco culmina com a apresentação dos projectos finais na quinta edição do Festival END, em final de 2021.
Após uma open call que reuniu cerca de trinta novos autores portugueses e internacionais, foram seleccionados três criadores emergentes: Carminda Soares, com o projecto "Light on Light", Daniel Gamito Marques, com "Demasiado Humano", e Filipa Fernandes, com "DRAMA, na 3a pessoa".
Com vista a uma formação não só transdisciplinar como também tutorial, Lígia Soares (dramaturga, encenadora, coreógrafa e intérprete), Patrícia Portela (dramaturga, encenadora e romancista) e Rui Pina Coelho (dramaturgo, professor, investigador e director do Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa) serão os responsáveis pelo acompanhamento artístico dos três projectos ao longo de todo o processo de criação.
A investigação é palavra de ordem nesta edição do Laboratório END, cada momento conta com um programa de seminários, masterclasses, debates e oficinas de criação procurando desenvolver discursos críticos, práticas artísticas e metodologias de escrita. Irá contar com a participação de nomes como John Romão, Rogério Nuno Costa, Sofia Dias, Vítor Roriz, José Maria Vieira Mendes, Rui Horta, António Saraiva (Dr. Bakali), Cláudia Marisa Oliveira, Fernando Matos Oliveira ou Francesca Rayner.
Produzido pelo Colectivo 84, com direcção artística e científica de Mickaël de Oliveira, o Festival END teve a primeira edição em 2010, no São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa. A partir de 2015, o Festival tomou lugar em Coimbra, onde se realizaram a seguintes edições.
Em 2021, a 5ª edição Do Festival END terá uma programação em três cidades e ao longo de três semanas, que pretende promover e celebrar o recente trabalho de dramaturgos e criadores nas áreas do teatro, dança e performance.
Conta com o apoio do Ministério da Cultura / Direcção-Geral das Artes, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Centro de Estudos de Teatro (FLUL), Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (FMHUL) e tem a Universidade de Coimbra (FLUC), Universidade do Minho (Instituto de Letras e Ciências Humanas, Guimarães) e Instituto Politécnico de Viseu como Instituições parceiras. O Teatro Académico de Gil Vicente (Coimbra), Oficina (Guimarães), Teatro Viriato (Viseu) e a Residência de Co-Produção O Espaço do Tempo são os co-produtores.
PROGRAMA LABORATÓRIO END - COIMBRA
19 OUTUBRO - segunda-feira
11h-13h - Auditório TAGV
Apresentação Laboratório de Investigação, Formação e Criação Artísticas (LIFCA)
Conversa
Com Mickael de Oliveira, Fernando Matos Oliveira, Rui Pina Coelho, Patrícia Portela, Lígia Soares, Rui Pina Coelho e os autores seleccionados no âmbito do projecto LIFCA / END
Entrada livre, lotação limitada
14h00-16h00 - Sala do Carvão
Perspectivas sobre a criação literária em contextos performativos
Debate
Com Patrícia Portela, Lígia Soares e Rui Pina Coelho
Entrada livre, lotação limitada
*transmissão em direto online para alunos da Universidade de Coimbra
14h00-16h00
"WORK_CHOQUE literário e dramatúrgico"
Oficina de criação
Orientação de Patrícia Portela;
20 OUTUBRO - terça-feira
14h30-16h00 - Sala do Carvão
Textos para uma voz
Seminário
Por Fernando Matos Oliveira (Ceis20-UC I TAGV)
Há uma longa tradição de escrita para o teatro que, em géneros e formas muito diversas, se propõe para uma voz, um sujeito ou um corpo. Este seminário convoca algumas referências fundamentais da escrita monológica, procurando as razões desta persistência e o modo transita entre a modernidade e contemporaneidade.
Entrada livre, lotação limitada
16h30-20h00
Contraplágio: dramaturgia, teatralidade e materialidade [1ª parte]
Oficina de Criação
Orientação de Lígia Soares e Rui Pina Coelho
21 OUTUBRO - quarta-feira
09h30-13h00
Contraplágio: dramaturgia, teatralidade e materialidade [2ª parte]
Oficina de Criação
Orientação de Lígia Soares e Rui Pina Coelho
14h30-17h00 - Sala do Carvão
Sessão de trabalho sobre as ferramentas e metodologias de criação, desenvolvidos durante as Oficinas de Criação WORK_CHOQUE literário e dramatúrgico e Contraplágio: dramaturgia, teatralidade e materialidade.
Orientação de Mickael de Oliveira, com a presença de Mafalda Lencastre, Rui Pina Coelho, Lígia Soares e outros artistas e investigadores.
18h00-19h30 - Sala do Carvão
Leitura participativa dos materiais literários produzidos no âmbito das oficinas de criação
Coordenação de Mafalda Lencastre e Maria Inês Marques;
Entrada livre, lotação limitada