Coimbraexplore

View Original

“A mulher como campo de batalha”: As últimas sessões do espectáculo têm lugar entre 3 e 6 de Dezembro

Foto: Eduardo Pinto

Termina esta semana a temporada de “A mulher como campo de batalha”, de Matéi Visniec. As últimas sessões do espectáculo têm lugar entre 3 e 6 de Dezembro – quinta a sábado às 19h00, domingo às 16h00.

O Clube de Leitura Teatral e o regresso a Coimbra dos Bonecos de Santo Aleixo completam a programação da primeira quinzena do mês no Teatro da Cerca de São Bernardo.

“A mulher como campo de batalha”, de Matéi Visniec, é a 70.ª criação d'A Escola da Noite. Com encenação de Sofia Lobo e as interpretações de Ana Teresa Santos e Paula Garcia, o espectáculo estreou no final de Outubro e despede-se esta semana do público de Coimbra.


Com o título alternativo, proposto pelo próprio autor, de “Do sexo da mulher como campo de batalha na guerra da Bósnia”, a peça foi escrita em 1996 e constitui um pujante retrato da guerra e da forma particular como as mulheres são vítimas directas e indirectas da barbárie, nesta e em outras guerras.


Dorra, vítima de violação durante a guerra da Bósnia, conhece Kate, psicanalista norte-americana, já fora do território em que as atrocidades foram cometidas. A relação que se estabelece entre as duas personagens e as memórias de cada uma convocam-nos para uma reflexão sobre os nacionalismos, a xenofobia e a violência extrema, mas também sobre os clichês e os lugares-comuns que demasiadas vezes condicionam as relações entre as pessoas e os povos.

Perante as incertezas quanto às restrições que estarão em vigor na segunda quinzena do mês, A Escola da Noite opta por divulgar apenas, para já, a programação do TCSB das duas primeiras semanas do mês.

Na semana a seguir ao fim da temporada de “A mulher como campo de batalha”, a programação do Teatro da Cerca de São Bernardo inclui o seminário “Ecos da invisibilidade” e a inauguração da exposição “Reclus@ 008” (organizados pelo Projecto Trampolim E7G e pelo Núcleo de Intervenção Infanto-Juvenil, assinalando o Dia Internacional dos Direitos Humanos); a sessão de Dezembro do Clube de Leitura Teatral, dirigida por Sofia Lobo e dedicada à peça “No Natal a gente vem te buscar”, de Naum Alves de Souza (co-organização com o TAGV); e ainda três sessões dos inconfundíveis Bonecos de Santo Aleixo, trazidos pelo Centro Dramático de Évora.

See this content in the original post