Já conhecem a Sebenta da Quarentena? 40 ideias para “aproveitar” a quarentena
Plataforma de Intervenção Artistica Mistaker Maker, criada por Lara Seixo Rodrigues em 2014 lança desafio a 40 autores “de criar ‘algo’ capaz de despertar empatia num idoso, de arrancar um sorriso, de o levantar do sofá, de firmar um pensamento positivo, de lhe alimentar a alma nos dias estranhos que estamos a viver, cimentando a certeza de que há alguém, perto ou longe, a cuidar dele.”
Num momento em que a grande maioria das pessoas se encontra em isolamento a Mistaker Maker sedeada em Lisboa, que fomenta a produção e promoção de exercícios e projetos de Arte Contemporânea, lança projecto que vai ao encontro da população idosa.
Segundo Lara Seixo numa nota que avança na sua rede social, “esta é a nossa resposta aos tempos que estamos a viver e especificamente a uma preocupação, de sempre, para com os mais idosos. Uma resposta à necessidade e urgência, de durante esta crise pandémica, criar mecanismos de comunicação entre gerações de uma mesma família, entre gerações de uma mesma comunidade. Para nos aproximarmos, mesmo estando longe. Para partilharmos, para nos solidarizarmos, para criar esperança.”
A Sebenta tem como objetivo ser um mecanismo de comunicação entre gerações, num contexto de crise pandémica. É um mecanismo de aproximação, mesmo que estejamos longe e separados.
Através do site https://sebentadaquarentena.com/sebenta podemos encontrar o desafio de 40 autores (para já): artistas plásticos, ilustradores, calígrafos, escritores, artistas urbanos, arquitectos (...). Estes desafios poderão ser descarregados, e posteriormente poderão ser enviados para a organização de forma a que possa dar continuidade às novas formas de comunicação.
Esta sebenta, apresenta-se assim como um compêndio de ilustrações para pintar, com histórias, mensagens, 'inícios de conversa', quebra-cabeças, palavras ilustradas, ‘novas formas de comunicação’ entre idosos e o mundo, entre avós e netos, que podem ser enviados / trocados pelas compras ou entregas, etc; capazes de lhes ocupar o tempo e (reiteramos) alimentar a alma.
Para além do projecto se encontrar online, o colectivo pretende que esta sebenta seja distribuída de forma gratuita com o apoio da juntas de freguesia dado a sua proximidade com as populações mais envelhecidas. É também um convite a todas as juntas de freguesia que queiram dar o seu apoio, referindo que a freguesia da Estrela, no centro de Lisboa tem já um modelo de parceria definido e que outras freguesias nas cidades de Coimbra, Covilhã e Porto estão dispostas a ajudar na divulgação da iniciativa.
A iniciativa levada a cabo pela Mistaker Maker é sem fins lucrativos, contanto com a doações da própria organização, mas também dos autores e empresas que se vão associando ao projeto.