Mostra de Cinema de Expressão Alemã está de regresso ao TAGV
Abordam temas como identidade, racismo e sexualidade. Quem são as novas realizadoras que estão a dar nas vistas no cinema alemão? Dias 8 e 9 de fevereiro, com sessões às 18h00 e às 21h00, o Teatro Académico de Gil Vicente recebe a extensão da Mostra de cinema alemão, KINO 2022.
"Há uma nova geração de realizadoras alemãs que abordam nos seus filmes temas como identidade, cultura, racismo, abusos e sexualidade. Alison Kuhn, Sarah Blaßkiewitz, Sabrina Sarabi e Janna Ji Wonders são apenas alguns dos nomes que se destacam ao retratar aspetos de regiões distintas da Alemanha, com uma visão feminista e questionadora do patriarcado. Elas dizem encontrar inspiração em cineastas pioneiras para prosseguir com a carreira atrás das câmaras." (Letícia Mendes)
A extensão da KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã, uma iniciativa do Goethe-Institut Portugal em parceria com as embaixadas da Áustria, Luxemburgo e Suíça, terá um olhar sobre o cinema alemão no feminino e sobre obras de jovens e promissores realizadores e realizadoras. Anualmente a KINO apresenta produções da Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo que se destacaram nos grandes festivais internacionais, bem como primeiras obras de promissores realizadoras e realizadores oriundos destes países.
Em 2022 serão apresentados filmes de estreia como Juventopia (“Youth Topia”) de Dennis Stormer, que nos propõe um futuro distópico capaz de nos fazer pensar; ou então Ivie mais Naomi (“Iwie wie Ivie”) de Sarah Blaßkiewitz, que com recurso a cenas de uma acutilante e animada sinceridade tematiza as experiências da discriminação vivida na Alemanha, que por mais subtis que possam ser, são também claramente racistas.
Assim, as diferentes realidades a que em 2022 poderemos assistir serão: em The Case You de Alison Kuhn, seis mulheres ajustam contas com uma mesma experiência em que sofreram abusos; em Walchensee para sempre (“Walchensee Forever”) de Janna Ji Wonders, acompanha-se o percurso e os entrelaçamentos de cinco gerações de mulheres.
08 de fevereiro 18h00
Walchensee Para Sempre/Walchensee Forever de Janna Ji Wonders (doc)
De que forma pode a nossa origem influenciar-nos? A realizadora segue os vestígios da herança afetiva que, ao longo de um século, vai atravessando as várias gerações de mulheres da sua família. O lago de Walchensee, na Baviera, testemunha silenciosa e eterna, é o lugar que todas elas têm em comum, de onde se parte e onde se regressa.
Estreia nacional. A realizadora é nomeada para o Prémio do Público
Prémio de Cinema da Baviera 2020: Melhor documentário
Festival de Cinema Documental de Munique (DOK.fest München) 2020: Segundo lugar no Prémio do Público
Prémio do Cinema Alemão 2021: Nomeação para melhor documentário
com Anna Werner, Janna Ji Wonders, Norma Wener, Rainer Langhans
origem Alemanha, 2021 duração aprox. 1h50 legendas: PT (BR)
08 fevereiro 21h00
Ivie mais Naomi/Ivie wie Ivie de Sarah Blaßkiewitz
Um drama de grande sensibilidade e pertinência, protagonizado por Ivie, uma jovem afro-descendente de 30 anos que vive em Leipzig. Quando menos espera, recebe a visita de Naomi, a sua meia-irmã mais nova, que vive em Berlim. À medida que as duas, produtos de cidades bem diferentes, se vão conhecendo, o efeito desestabilizador de Naomi faz com que Ivie questione todo o seu universo.
Estreia nacional. A realizadora é nomeada para o Prémio do Público
Prémio de Cinema Alemão 2021: Melhor atriz secundária para Lorna Ishema
com Haley Louise Jones, Lorna Ishema, Anne Haug, Maximilian Brauer
origem Alemanha, 2021 duração aprox. 2h00 legendas PT (BR)
09 de fevereiro 18h00
The Case You de Alison Kuhn (doc)
A catarse coletiva de seis jovens atrizes, incluindo a realizadora, que denunciam um episódio traumático de manipulação e abuso sexual de que todas foram vítimas: perpetrado por um realizador, supostamente em nome do cinema, o abuso ocorreu quatro anos antes, aquando de uma audição, mas deixou marcas que algum tempo depois foram reavivadas.
Estreia nacional. A realizadora é nomeada para o Prémio do Público
Festival de Cinema Documental de Munique (DOK.fest München) 2021: Vencedor do prémio Student Award / DOK.focus Empowerment
Festival Achtung Berlin 2021: Melhor documentário
com Isabelle Bertges, Gabriela Burkhardt, Alison Kuhn, Aileen Lakatos, Lisa Marie Stojcev, Milena Straube
origem Alemanha, 2020 duração aprox. 1h20 legendas: PT (BR)
09 de fevereiro 21h00
Juventopia/Youth Topia de Dennis Stormer
Uma original distopia sobre um grupo de jovens que se recusa a crescer: rebelam-se contra as regras instauradas pela sociedade, definidas por algoritmos que, com vista à otimização suprema, atribuem a cada um o respetivo grau de maturidade, bem como o trabalho que consideram que melhor lhe assenta. Quando Wanja, uma das jovens eternamente rebeldes, aceita com relutância o desafio de ser adulta, essa frágil utopia ver-se-á ameaçada de um modo hilariante.
Estreia nacional. O realizador é nomeado para o Prémio do Público
Festival de Cinema de Zurique 2021: Filme distinguido com o Prémio do Público
Festival de Cinema de Cottbus 2021: Prémio do melhor filme jovem
com Lia von Blarer, Elsa Langnäse, Lou Haltinner, Saladin Dellers, Jürg Plüss, Timon Kiefer, Nicolas Rosat, Regula Imboden, Nadim Ben Saïd, Sabrina Tannen
origem Alemanha, Suíça, 2021 duração aprox. 1h25 legendas PT
Para assistir aos eventos é necessário o Certificado Digital Covid: Certificado de vacinação ou de recuperação ou de testagem negativo (teste PCR realizado nas 72h antes do evento; teste antigénio realizado nas 48h antes do evento; não são admitidos autotestes).
As crianças até aos 12 anos estão dispensadas de apresentação de Certificado Digital Covid. Para informações e mais esclarecimentos contacte 239 855 630 ou bilheteira@tagv.uc.pt