Coimbra: Conheça melhor a nova vida da Avenida João das Regras!
November 17, 2024
COIMBRAEXPLORE
Na última década, a Avenida João das Regras, na margem esquerda do Rio, reinventou-se e ganhou uma nova vida: está mais bonita, luminosa e cheia de gente. São vários os negócios que vieram enriquecer a oferta desta Rua, com vista privilegiada para "o postal da cidade", a Torre da Universidade de Coimbra, e a poucos passos de algumas das principais atrações turísticas da cidade: o Convento São Francisco, o Portugal dos Pequenitos, o Convento de Santa-Clara-a-Nova, o Convento de Santa-Clara-a-Velha e os Jardins da Quinta das Lágrimas. Fomos espreitar os "últimos" negócios a abrir por ali e, claro, partilhamos consigo.
Pastelaria Vasco da Gama, número 146
Com quarenta e cinco anos de história, as Pastelarias Vasco da Gama estão presentes em várias zonas da cidade e Santa Clara não é excepção. Pão fresco todos os dias, doces e salgados conhecidos por todos nós, as Pastelarias Vasco da Gama são símbolo de tradição e qualidade. Quem é que não conhece os húngaros da Vasco da Gama!? Os melhores da cidade. Além da padaria e pastelaria variada, servem refeições diariamente.
Gelataria Pinguim, número 134
Foi o Avô de Miguel, proprietário da Pinguim, que abriu a primeira gelataria de Coimbra, a antiga gelataria de São José, em 1940. Várias décadas mais tarde, Miguel decide recuperar as raízes da família e reabre a Pinguim, na Av. João das Regras, onde faz gelados segundo o modelo italiano e com receita própria: confeccionados com fruta da época, os gelados são 100% naturais e artesanais. Aqui faz-se o verdadeiro “sorvete”, gelados “sem leite, sem açúcar e sem conservantes”. O gelado de morango, por exemplo, é inigualável. Bem como o de pistácio, o gelado das rosas, criado em homenagem à Rainha Santa Isabel e o gelado de vinho tinto baga (só por encomenda), entre muitos outros.
Dona Taska, número 86
A "taska" da Avenida, há nove anos, onde se picam uns petiscos, mas não só. Na Dona Taska, a posta galega é a protagonista, quase sempre acompanhada pelos "famosos" ovos rotos com presunto. Aqui, pode-se petiscar a qualquer hora do dia. É só olhar para o menu e escolher entre os calamares com molho tártaro, o frango à passarinha, os pimentos padron, o folhado de alheira com maçã e mel, as moelinhas, os espargos com sal entre tantas outras "tapitas". É raro o dia em que a esplanada fica com lugares vazios, independentemente da estação do ano.
Chocogelataria Novalis, número 76
Há quase dez anos na Avenida e com fabrico próprio, na Novalis já se criaram 135 sabores diferentes de gelados. Dos 26 sabores que apresentam diariamente na vitrine, encontramos os sabores mais tradicionais mas, também, opções "diferentes" e "criativas" como é o caso do gelado com sabor a pastel de Santa Clara ou do gelado com sabor a requeijão com doce de abóbora e noz. Sendo o Mestre Gelateiro especialista em chocolateira, a Novalis oferece um infindável número de sabores tendo como base o chocolate e várias variações de chocolate quente. Também os crepes e gofres da Novalis são bons, irresistíveis.
Hey Sunday, número 62
O mais recente brunch da cidade, "irmão mais novo" do Salatina, aposta numa carta criativa e "fora da caixa", disponível a qualquer hora do dia, entre as 10:00 e as 19:30. Entradas como o ceviche vegan, os palitos de polenta e a salada de caprese são perfeitas para partilhar. Existem várias opções de ovos, como os benedict, os royale, os carbonara e os golden e, também, várias opções de bagels como a ceaser chicken, a purple veggie e a smokin ricotta. Nas panquecas e waffles doces, temos as choco praliné com chocolate, avelã e caramelo salgado, as tropical com curd de maracujá, manga, chips, gelado de coco e maple syrup e, ainda, as choco BB com praliné de chocolate branco e avelã, compota de mirtilo e crumble de bolacha.
La Vara - Handmade Burguers & Portuguese Wines, números 52-54
A hamburgueria de Coimbra que dispensa apresentações oferece hambúrgueres para todos os gostos: de vaca, porco, frango, salmão alheira e vegetariano. Da variada oferta destacamos: o red devil, para os amantes de picante, hambúrguer de vaca, chutney de malagueta, queijo de cabra, pickles e bacon; o chicken & chorizo, hambúrguer de frango, alface, tomate, cebola, ovo, queijo cheddar, crocantes de chouriço e maionese de alho; e o portobello & queijo da ilha, hambúrguer de vaca alface, cebola, cogumelos portobello, chutney de cebola, queijo da ilha e maionese de alho. Mais recentemente, as asian chicken wings e o pork ribs (entrecosto assado com molho barbecue) vieram tornar, ainda mais, guloso o menu do La Vara.
Epicura Craft Beer House, número 46
Os três amigos conimbricenses que criaram, em 2018, a cerveja artesanal Epicura dificilmente imaginariam que poucos anos mais tarde iriam abrir um espaço próprio para os amantes de cerveja. Foi o que aconteceu no final de 2022 com a abertura do número 46 da Av. João das Regras, um espaço jovem e despretensioso. Com doze torneiras, oito delas com referências da marca e as outras quatro com referências nacionais e estrangeiras, este espaço é o indicado para conviver com os amigos enquanto se bebem umas cervejas artesanais e se picam uns tremoços e amendoins. Quem quiser "forrar o estômago", pode optar por uma pizza ou pelo famoso pão com chouriço, ambos confeccionados, no local, com uma massa "especial", com ingredientes cervejeiros: o lúpulo e a levedura.
Rio Coffee and Brunch, número 38
Ilídio Jesus, proprietário da Dona Taska, volta a apostar na Av. João das Regras, agora com o filho Gonçalo, e com um novo conceito: de "coffee and brunch". No moderno e novíssimo Rio, que "vai buscar o nome" ao Mondego, a cozinha está aberta das 9:00 às 20:00: aqui pode-se tomar o pequeno almoço, almoçar, lanchar, ou até, jantar. Do menu, destacam-se os croissants, salgados e doces, as tapiocas, as bruschettas e as panquecas com diferentes toppings. Não esquecendo o açaí: bowl com fruta de época e granola, bowl de açaí do rio e shake de açaí proteico. À semelhança dos "comes", os "bebes" também são muito variados com várias opções de sumos naturais, cafés e chás.
Sabores da Romeira, número 30
O Sabores da Romeira tem uma nova morada e a Av. João das Regras agradece. Com uma infindável oferta de pratos de peixe e de carne, o Sabores da Romeira é uma referência na cidade não só pela oferta mas sobretudo pela qualidade de todos os pratos, de que são exemplo a picanha na brasa, a espetada de lombinhos, o franguito da guia, as lulas grelhadas e o bacalhau com broa, entre muitos outros. Ao menu juntam-se diariamente mais duas ou três sugestões e as especialidades da casa estão disponíveis por encomenda: robalo ao sal, cabrito recheado com arroz de miúdos, paelha de marisco e peixe assado no forno. Um restaurante para toda a família.