A Escola da Noite: “Aqui, onde acaba a estrada” estreia a 29 de Setembro
A nova criação d'A Escola da Noite – “Aqui, onde acaba a estrada”, com texto e encenação de Igor Lebreaud – estreia no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, no próximo dia 29 de Setembro. O espectáculo, que aborda o tema das grandes migrações forçadas, fica em cena durante três semanas, de quinta a domingo.
Estão na fase final de ensaios os trabalhos da 73.ª criação d'A Escola da Noite, “Aqui, onde acaba a estrada”. A peça foi escrita pelo actor Igor Lebreaud, também responsável pela encenação do espectáculo. É portanto, uma tripla estreia: um texto inédito, o início de uma obra dramatúrgica e a primeira encenação a solo do mais jovem actor da companhia.
“Aqui, onde acaba a estrada” fala-nos de uma família que há gerações foge da guerra e que chega, por fim, ao local onde a estrada termina: “aí ergue-se o Portão, para lá do qual se encontra a promessa de um mundo melhor. Para poderem entrar, contudo, terão de renunciar à língua que falam, às roupas que trazem e à caixa que, durante anos, arrastaram pelo mundo”. Sem referências espaciais ou temporais concretas, a peça propõe-nos uma reflexão sobre as condições em que tantos milhões de pessoas são forçadas a migrar, em consequência de guerras, perseguições, condições climatéricas ou carências económicas.
O espectáculo tem cenografia de João Mendes Ribeiro, figurinos e adereços de Ana Rosa Assunção, desenho de luz de Danilo Pinto, sonoplastia de Zé Diogo e interpretação de Ana Teresa Santos, Hugo Inácio, Margarida Dias, Miguel Magalhães e Ricardo Kalash. A estreia, inicialmente prevista para 22 de Setembro, foi adiada uma semana devido ao surgimento de casos de Covid-19 entre a equipa. Ultrapassado esse contra-tempo, o espectáculo cumprirá uma temporada de três semanas, entre 29 de Setembro e 16 de Outubro, com sessões às quintas e sextas-feiras (19h00), aos sábados (21h30) e aos domingos (16h00, excepto no dia 9 de Outubro, em que não haverá sessão). Os bilhetes custam entre 5 e 10 Euros e já podem ser reservados pelos contactos habituais do TCSB.