Cantanhede: Maquetes de madeira em exposição na Biblioteca de Cantanhede
Foi inaugurada a 6 de outubro, na Biblioteca Municipal, a exposição de maquetes “Viagem a Cantanhede do passado”, que é o culminar de um trabalho realizado pelo artesão Carlos Garcia.
Carlos de Jesus Garcia nasceu a 20 de agosto de 1932. Estudou até à 4ª classe e as suas primeiras profissões foram as de latoeiro, carpinteiro e marceneiro.
Casou em 1954 com Mª Luísa da Silva Gonçalves, com a qual teve três filhos.
Industrial de marcenaria, Carlos Garcia dedicou-se, também, a muitas outras ocupações. Manta de Retalhos, o seu primeiro livro, conta-nos pedaços da vida do autor, que foram unidos nesta obra.
A mostra é constituída por 12 maquetes em madeira, representando alguns dos mais relevantes edifícios históricos, civis e religiosos de Cantanhede, alguns deles já desaparecidos, com pormenores únicos e de manifesto interesse cultural, que o autor construiu pacientemente ao longo de vários anos. Os trabalhos aqui apresentados tiveram como ponto de partida para a sua realização, fotografias antigas destes imóveis, que outrora existiram na cidade.
A exposição nasceu do gosto de Carlos Garcia em realizar trabalhos manuais, nomeadamente em marcenaria e pintura, a partir dos quais se dedica a criar peças artísticas, geralmente relacionadas com temas religiosos ou históricos.