Coimbraexplore

View Original

Ciência Viva no Verão com o Exploratório | Atividades até 3 de setembro 2021

Exploratório e Secção de Astronomia da AAC promovem sessões de observação no Parque Verde

O Exploratório participa uma vez mais no programa Ciência Viva no Verão, desta vez com atividades nas áreas da Astronomia, Ambiente e Biodiversidade. A decorrerem até 3 de setembro, as atividades são desenvolvidas em parceria com entidades como o MARE | Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade de Coimbra (UC), o Centro de Ecologia Funcional da UC, a Escola Superior Agrária de Coimbra e a Secção de Astronomia da AAC. É com esta última que o Exploratório promove, a 9, 10, 11 e 12 de agosto, a partir das 20h30, as sessões de observação astronómica Quando o Céu Quiser, abertas a todos, no Parque Verde, margem esquerda do Mondego, no espaço junto à ponte pedonal Pedro e Inês.

Nas férias de verão, a ciência sai à rua em todo o país com centenas de atividades de participação gratuita, organizadas pelos centros Ciência Viva, instituições científicas, autarquias, associações e empresas. Também o Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra participa de novo no programa Ciência Viva no Verão, com a colaboração de entidades científicas da Universidade e do Politécnico de Coimbra, propondo atividades em diferentes áreas, destinadas a todos os públicos, para decorrerem até 3 de setembro em Coimbra, mas também na Lousã e na Figueira da Foz. As inscrições encontram-se abertas.

Entre os dias 9 e 12 de agosto, de segunda a quinta-feira, das 20h30 às 23h30, o Exploratório promove, em parceria com a Secção de Astronomia, Astrofísica e Astronáutica da Associação Académica de Coimbra (AAC), as sessões de observação astronómica Quando o Céu Quiser. O encontro está marcado para o Parque Verde, margem esquerda do Mondego, no espaço junto à ponte pedonal Pedro e Inês. Estas sessões não exigem inscrição.

Abertas ao público em geral e a todos os interessados nesta área da ciência, nas sessões irá fazer-se a observação de constelações e de diversos objetos celestes do céu profundo (galáxias, nebulosas, aglomerados estelares...) e poderá ainda observar-se uma chuva de meteoros Perseidas. Destaque também para a Lua, Vénus, Júpiter e Saturno.

Às voltas na Praia, atividade a decorrer a 10 de agosto, entre as 09h00 e as 11h00, na Praia da Tamargueira, Figueira da Foz, dá a conhecer um espaço que não serve apenas para ir ao mar ou apanhar sol, mas que é também a casa de muitos seres vivos, que vale a pena conhecer e ajudar a proteger e preservar. 

A 10, 17 e 24 de agosto, entre as 14h00 e as 17h00, volta a realizar-se a atividade Verão na Ribeira com os Invertebrados Aquáticos. Nestas sessões, as famílias são convidadas a ir à Ribeira de São João, uma das praias fluviais da Lousã, conhecer os ribeiros de montanha e a sua rica biodiversidade.

A biodiversidade existente na Ilha da Morraceira, na Figueira da Foz, estará também no centro da atividade Às Voltas na Ilha, que decorre novamente a 12 de agosto, entre as 09h30 e as 12h30.

A 21 de agosto, entre as 09h30 e as 11h30, realiza-se na mata da Escola Superior Agrária de Coimbra a atividade Um Passeio Bogalhudo, com os participantes a serem desafiados a descobrirem os bugalhos e a sua importância ecológica.


Finalmente, a 3 de setembro, das 18h30 às 20h00, no Parque Verde do Mondego, junto ao Exploratório, vai ter lugar a ação Plantas que Vieram de Longe, num passeio e conversa descontraída sobre espécies nativas, exóticas e invasoras.