Uma tertúlia sobre as plantas invasoras mais comuns a invadir ambientes terrestres e aquáticos
No dia 30 de março, quinta-feira, pelas 18 horas, a BGUC promove a sexta sessão de «Verde Contínuo». Hélia Marchante (Professora na Escola Superior Agrária de Coimbra e investigadora no Centro de Ecologia Funcional) e Sílvia Martins (mestranda em Recursos Biológicos na UC e investigadora no Centro de Ecologia Funcional) são as convidadas para uma conversa sobre plantas invasoras (terrestres e aquáticas) e a apresentação da plataforma de informação e ciência-cidadã invasoras.pt. A sessão terá lugar na Sala de São Pedro/BGUC e é necessária a inscrição prévia através deste formulário ou com envio de email para bg-eventos@bg.uc.pt.
O objetivo do projeto invasoras.pt é alertar para o problema das invasões biológicas, dar a conhecer as plantas invasoras a nível nacional e estimular a participação ativa do público, quer no mapeamento destas espécies quer em atividades de controlo e divulgação. Para isso foram criados perfis completos das espécies consideradas invasoras no território nacional, e são fornecidas ferramentas e informação que se pretendem úteis para quem lida com este problema, sejam gestores de áreas com problemas de invasão, membros da comunidade científica ou outros interessados pelo tema.
De acordo com a informação em invasoras.pt, «muitas das plantas que nos rodeiam foram transportadas do seu habitat natural para outros locais pelo que são denominadas plantas exóticas (do grego exotikós, «de fora», ou não-nativas). Algumas destas espécies coexistem com as espécies nativas de forma equilibrada, mas outras há que se desenvolvem muito rapidamente e escapam ao controlo do Homem tornando-se nocivas – estas são designadas espécies invasoras. Além de superarem as barreiras geográficas, estas espécies conseguem superar barreiras bióticas e abióticas, mantendo populações estáveis.»
«Verde Contínuo» é um ciclo de tertúlias da BGUC que tem como objetivo trazer à discussão as temáticas da ecologia, da sustentabilidade e da urgência da preservação do meio ambiente.
VERDE CONTÍNUO
Tertúlias Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra
Um ciclo de tertúlias que tem como objetivo trazer à discussão as temáticas da ecologia, da sustentabilidade e da urgência da preservação do meio ambiente, com a presença de alguns dos principais especialistas nacionais nestas matérias. Até ao momento foram realizadas cinco sessões, sempre na Sala de São Pedro / Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra
«Ecologias: perspetivas e desafios»
com Jorge Paiva (FCTUC) e Pedro Bingre do Amaral (Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra).
27 de outubro de 2020, terça-feira, 18h00-19h30
«Pegada ecológica: pouco a pouco, faz-se muito»
com Francisco Ferreira (Universidade Nova de Lisboa) e João Joanaz de Melo (Universidade Nova de Lisboa)
12 de novembro de 2020, quarta-feira, 18h00-19h30
«Alterações climáticas: e agora?»
com Filipe Duarte Santos (Universidade de Lisboa)
26 de maio de 2021, quarta-feira, 18h00-19h30
«Água: do ciclo urbano à governação internacional»
com Paula Duarte Lopes (FEUC e CES-UC) e José Alfeu (FCTUC / Águas de Coimbra)
28 de setembro de 2022, quarta-feira, 18h00-19h30
Dia Nacional do Mar
com Álvaro Garrido (FEUC), de João Carlos Marques (Centro de Ciências Marinhas e Ambientais (MARE-UC) e Laboratório Associado ARNET-Rede de Investigação Aquática) e de Nuno Rodrigues (Politécnico de Leiria).
16 de novembro de 2022, quarta-feira, 18h00-19h30