O “Dar a Ouvir. Paisagens Sonoras da Cidade” está de regresso a Coimbra!
A sexta edição do “Dar a Ouvir. Paisagens Sonoras da Cidade” realiza-se de 16 de julho a 04 de setembro, em vários espaços da cidade, com destaque para o Convento São Francisco. Este projeto artístico desenvolvido pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra e o Serviço Educativo do Jazz ao Centro foi hoje apresentado, em conferência de imprensa, pelo presidente da autarquia, José Manuel Silva, o presidente da direção do JACC – Jazz ao Centro Clube, José Miguel Pereira, e de uma artista convidada, Kaffe Mathews.
Para a sexta edição do “Dar a Ouvir. Paisagens Sonoras da Cidade”, que vai decorrer de 16 de julho a 04 de setembro, foram convidados duas dezenas de artistas que trabalham na “valorização da escuta como forma de (re)conhecer o nosso entorno”, tal como refere a apresentação do projeto. O programa contempla um circuito de instalações sonoras, concertos, oficinas, conversas e passeios sonoros.
No projeto artístico, hoje apresentado em conferência de imprensa, vão estar presentes figuras fundamentais da música e das artes sonoras, designadamente Kaffe Matthews com a sua Sonic Bike – que produz som e música ao longo do percurso ciclável - , Francisco López e Fátima Miranda. Irão explorar-se conexões internacionais - através do acolhimento do trabalho das netlabels Audiotalaia e Cities & Memory, haverá, igualmente, espaço para o trabalho de jovens artistas como Tomás Quintais e para a participação da comunidade escolar, como acontece com o projeto Cidade Sonora.
As instalações podem ser visitadas no Convento São Francisco, de 16 de julho a 04 de setembro, de quarta a segunda-feira, das 15h00 às 20h00, sendo de entrada livre. O Salão Brazil, o Espaço Há Baixa! ou ainda o Largo do Paço do Conde são os outros locais que acolhem algumas das atividades do “Dar a Ouvir. Paisagens Sonoras da Cidade”.
“Dar a Ouvir. Paisagens Sonoras da Cidade” é uma proposta do Jazz ao Centro Clube em coorganização com a CM Coimbra. Através de um programa artístico eclético, que aborda a natureza e as dimensões cultural e social do som, procura dar a conhecer as paisagens e ambientes sonoros da cidade de Coimbra e de outras geografias. “Dar a Ouvir” apela a uma exploração criativa das paisagens sonoras pelas artes, com o sentido de abrir novos espaços de reflexão sobre como podemos conhecer e pensar o mundo através da escuta.