Convento São Francisco irá ter uma nova assessoria artística e cultural a partir de 1 de março
Celeste Amaro assume programação do Convento São Francisco a partir de 1 de março
O Convento São Francisco vai ter uma nova assessoria artística e cultural, sob a responsabilidade de Celeste Amaro, ex-diretora regional da Cultura do Centro e atual funcionária dos quadros do Município. A mudança decorre a partir de 1 de março, na sequência do terminus do contrato de aquisição de serviços com a arquiteta Isabel Worm, que desempenhava estas funções desde dezembro de 2017.
A ex-diretora diretora regional da Cultura do Centro, Celeste Amaro, vai assegurar a assessoria artística e cultural do Convento São Francisco (CSF), espaço gerido pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra. Com o fim do contrato de aquisição de serviços com Isabel Worm, a 13 de fevereiro de 2022, para serviços de consultoria artística e cultural, a autarquia recorre agora a uma solução interna para a assessoria artística e cultural do CSF.
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas - Inglês e Português, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Celeste Amaro tem um notável currículo nesta área, tendo desempenhado as funções de Diretora Regional da Cultura do Centro, entre outubro de 2011 e dezembro de 2018. Em 2003 foi também responsável pela gestão financeira do projeto Coimbra Capital Nacional da Cultura, enquanto delegada regional da Cultura do Centro, função que desempenhou entre maio de 2002 e junho de 2005. Já em 2007 assumiu a direção executiva da Empresa Municipal Turismo de Coimbra. Em outubro de 2009 foi eleita deputada à Assembleia da República na XI Legislatura. Foi também responsável pela elaboração e execução do projeto “Agenda Turística e Cultural de Coimbra”, a primeira agenda cultural da cidade, em 1998. Já em 1985 foi assessora do Secretário de Estado da Juventude, em 1990 foi vogal dos Serviços Sociais da Presidência do Conselho de Ministros, e em 1994 foi adjunta do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares.
O modelo de gestão, bem como a restante estrutura municipal do equipamento cultural municipal mantém-se, com Filipe Carvalho a continuar a assumir a chefia da Divisão de Gestão e Programação do Convento São Francisco.
Fonte: Câmara Municipal de Coimbra