Que segredos esconde a "antiga Rua das Covas"?
Fomos espreitar aquela que, em tempos, era uma das ruas mais queridas da cidade: a Rua Borges Carneiro, mais conhecida por " a antiga Rua das Covas". Foram muitos os jovens estudantes universitários que por ali passaram e viveram, muitas famílias de Coimbra também e muitas histórias e memórias haveria para contar e recordar desta estreita e pitoresca rua. Rua que, depois de ter sido "esquecida" pela cidade durante largos anos, parece estar agora a ganhar uma nova e renovada vida e nós, claro, fomos espreitar o que por lá se passa. Faz-nos companhia na descida?!
Número 54: Arte & Flor
Há 37 anos com a porta aberta, começamos pela loja mais antiga da Rua Borges Carneiro e a segunda florista mais antiga de Coimbra. Célia partilha com doçura a história da Arte & Flor que se confunde com a sua: começou a trabalhar aos 17 anos, por necessidade, no universo das flores seguindo os passos da Mãe: "não sabia nada sobre o assunto, mas fui-me aperfeiçoando" e hoje, com 62 anos, é uma das "nossas" Floristas mais talentosas. Ao longo destes anos, Célia fez questão de se associar e patrocinar eventos ligados à cultura pois sabia que se movimentava num mundo onde as flores são valorizadas, captando clientes "sensíveis": "no geral, as pessoas nunca deram o devido valor ao trabalho das floristas (...) por trás de uma boa florista, tem de haver uma boa técnica, muito conhecimento e a preocupação de seguir tendências". Recorda que foi muitas vezes criticada por estar nesta rua mas, determinada, sempre acreditou no potencial da Borges Carneiro e enaltece a sua bonita luz natural e os, agora, passeios arranjados. E a verdade é que, mesmo nos tempos de difícil acesso à rua devido a obras, Célia manteve os seus clientes fiéis que confiam "de olhos fechados" no seu trabalho e sensibilidade, seja nos momentos de alegria e de felicidade, seja nos de tristeza e saudade. Longe vão os tempos em que Célia contava com a ajuda de quatro ou cinco funcionárias. Hoje, é com a Jovem Joana que partilha os seus dias na Florista e é a Joana que tem transmitido todo o seu conhecimento, na esperança de que a Flor e Arte, onde as cores vivas das Flores Naturais se misturam com o verde das Plantas e com os aspecto campestre das Flores Secas, conte ainda muitos e longos anos na Rua Borges Carneiro. Horário: Segunda a sexta, 9:30 às 19:00; Sábado, das 10:00 às 14:00. Contacto: 917 551 958.
Número 58: Pé Na Alta
E do espaço mais antigo da Rua, passamos para o mais recente: o Boteco Pé Na Alta. Teresa e Mário, um casal natural de Coimbra, com um espírito jovem e empreendedor, concretizam agora um desejo já antigo: o de abrirem um espaço de tertúlias, com produtos autênticos na Alta de Coimbra, "teria sempre de ser na Alta da cidade porque lhe reconhecemos uma atmosfera muito especial, bem distinta de outros pontos da cidade" e referem, ainda, a "luz linda dos fins de dia" com muito entusiasmo. A "tal luz" que a vizinha Célia igualmente mencionou... Com formações distintas e nenhuma em hotelaria, Teresa e Mário inauguraram muito recentemente o Pé Na Alta, um espaço que valoriza, "sem grandes artifícios", o que de bom e singular há para oferecer e experimentar: tábuas e "pezinhos" de enchidos e queijos 100% portugueses e de qualidade, sandes de presunto e queijo da serra, baguettes take out para levar em passeio ou em visita mas, também, queijadas de pereira, bons vinhos nacionais e boas cervejas. O Casal pretende que este simples e despretensioso boteco seja um espaço de reencontro de pessoas que vivem e trabalham na cidade mas também um espaço para estudantes que aqui podem fazer uma rápida refeição, beber uma Cerveja Artesanal Musa ou um fino, não excluindo os turistas nacionais estrangeiros que no Pé na Alta podem conhecer o encanto dos produtos portugueses. Horário: terça, quarta, quinta e domingo, das 11:00 às 21:00; sexta e sábado, das 11:00 às 22:00. Contacto: 962 568 700
Número 48: Mais Cortes | Barbearia e Bar
Foi em 2016 que Osvaldo, natural do Nordeste do Brasil, desafiado por um Professor, chega a Coimbra para fazer um Doutoramento em Filosofia. Oito anos depois, ainda não concluiu o Doutoramento mas é o "orgulhoso" proprietário do número 48 da Rua Borges Carneiro: o espaço "Mais Cortes | Barbearia e Bar" apresenta-se como "uma forma de estar". Sim, nesta Barbearia pode começar por beber uma Cerveja ou um Cocktail, entre outras opções, e só depois cortar o cabelo, ou vice-versa. É um espaço "cool", jovem, e animado. Mas voltando ao ponto de partida... ao perceber que Coimbra seria uma boa cidade para viver, "perto do rio e do mar", Osvaldo procurou uma fonte de rendimento extra e encontrou-a aqui. Fez sociedade com o antigo proprietário, seu amigo, acabando por ficar "sozinho" um ano depois. Os estudantes universitários são clientes fiéis e amigos mas durante o Verão, em Junho e Agosto, são muitos os turistas que ao descerem da Universidade de Coimbra para a Baixa, fazem aqui uma "paragem estratégica" para beber um copinho. Durante a nossa curta mas animada conversa, Osvaldo fez questão de enaltecer a vizinha de cima, a querida Célia da Arte & Flor, "foi essencial no meu processo de adaptação à rua", ficando nós ainda mais com a certeza de que esta é uma rua onde existe uma grande amizade e entreajuda entre os vizinhos. Que maravilha!
Horário: de segunda a sábado, das 10:00 às 20:00 (barbearia e bar); das 12:00 às 18:00 (manicure e pedicure). Contacto: 239 820 043; 912 960 317.
Número 2: Restaurante Italianino
Poucos devem ser os que não conhecem o Restaurante Italianino e o seu carismático proprietário, o italiano Felice Jeva. Foi em Janeiro de 2020 que Felice, depois de já ter trocado Itália por Portugal, abriu portas daquele que é para muitos o melhor Italiano de Coimbra. É no número 2, e agora também no número 9 da rua, que Felice proporciona a Coimbra e a todos os que a visitam, uma incrível viagem gastronómica pelos mais variados sabores italianos: pizzas artesanais, pastas frescas, risottos e pratos de carne confeccionados sempre com produtos da época, muitos deles cultivados pelo próprio Chef. Horário: de quarta a sábado, das 12:30 às 14:30 e das 19:30 às 22:00; domingo, das 12:30 às 15:00. Contacto: 939 651 086.
Nuvideia