Natal Coimbra 2021: espetáculos, concertos, iluminação, visitas guiadas e muito mais!
A Câmara Municipal (CM) de Coimbra apresentou na semana passada a programação de Natal para cinco semanas.
Até 6 de janeiro, são vários os espetáculos, concertos, visitas guiadas e outras iniciativas dirigidas a vários públicos. Articulada com a Associação de Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), um dos objetivos passa precisamente por criar maior atratividade e dinamismo nesta zona comercial da cidade durante a época natalícia.
A programação de Natal que a Câmara Municipal oferece a Coimbra, pelo nono ano consecutivo, foi apresentada em conferência de imprensa no Largo do Poço, na Baixa da cidade, na qual estiveram presentes o presidente da autarquia, José Manuel Silva, a presidente da APBC, Assunção Ataíde, e a representante da Administração da Sanfil, Joana Santos da Mota, que apoia esta programação.
Vários concertos, um ciclo de cantares tradicionais de temática natalícia, iniciativas de caráter literário, lúdico e pedagógico dirigidas a todos os públicos, visitas guiadas, exposições de presépios e muitas outras iniciativas prometem animar a cidade e, particularmente, a Baixa de Coimbra nas próximas cinco semanas. A programação foi articulada com a APBC, com o objetivo de criar maior atratividade e dinamismo nesta zona comercial da cidade durante a época natalícia, para além do programa que esta associação já desenvolve anualmente e que é apoiado pela autarquia.
As atividades iniciaram-se no dia 03 de dezembro, sexta-feira, com o início de alguns dos destaques na Baixa de Coimbra: o comboio de Natal, que fará um percurso pela Baixa; um carrossel parisiense, no Largo da Portagem; e uma tenda com insufláveis, trampolim e o sítio do Pai Natal, com ateliê de pinturas, na Praça do Comércio.
Na sexta-feira, pelas 18h00, na Praça 8 de Maio, foram inauguradas as luzes de Natal que prometem dar mais brilho à área urbana de Coimbra. A ocasião foi acompanhada por uma atuação do Quarteto de Saxofones da Orquestra de Sopros de Coimbra. A iluminação festiva vai estar acesa até ao dia 07 de janeiro de 2022, nos seguintes horários: de segunda a quinta-feira das 14h00 às 22h00; sextas-feiras das 14h00 às 24h00; aos sábados das 11h00 às 24h00; aos domingos das 11h00 às 22h00; no dia 24 de dezembro das 11h00 às 17h00 e no dia de Natal das 15h00 às 20h00.
A programação tem prevista a realização de vários concertos dispersos pela cidade. Destaque para o concerto com Filipe Pinto-Ribeiro, pianista de renome internacional, a que se associa um quarteto de cordas, um concerto oferecido à cidade, marcado para dia 12 de dezembro, pelas 15h00, no Salão Nobre. “Jubilate”, pelo Quarteto Santa Cruz, José Carlos Oliveira (órgão) e a mezzo-soprano Nélia Gonçalves; “Coimbra Canta o Natal”, com a Orquestra Clássica do Centro, André Sardet e o Coimbra Feist Choir, no Convento São Francisco; “O Magnum Mysterium”, protagonizado pelo Manuel Faria Ensemble; “Notas de Natal” – INATEL, que juntará o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra e o Fado ao Centro, são outros dos concertos em destaque na programação natalícia da autarquia.
O tradicional Concerto de Ano Novo, a cargo da Orquestra Clássica do Centro, encerrará o ciclo dos grandes concertos de Natal proporcionados pela CM Coimbra, no dia 06 de janeiro, no grande auditório do Convento São Francisco.
Já o ciclo “Cantares de Natal – Cantar ao Menino” vai envolver um conjunto de oito grupos de etnografia e folclore do concelho na apresentação de repertório que enaltece a Natividade, em diferentes espaços de relevante importância histórica, cultural e de sociabilidade da Baixa da cidade. O Largo da Portagem, a Praça 8 de Maio e as Escadas de São Tiago acolhem, nos próximos sábados (04, 11 e 18 de dezembro) a iniciativa, na tentativa de a autarquia proporcionar à população local e a quem nos visita um ambiente característico da quadra natalícia que fomente, em simultâneo, a fruição de gente nas ruas e a valorização do comércio tradicional.
O presépio da autoria de Cabral Antunes e o tradicional presépio da Companhia Municipal de Bombeiros Sapadores de Coimbra vão estar novamente expostos ao público, respetivamente, no piso térreo do Mercado Municipal D. Pedro V e na Casa Municipal da Proteção Civil. A Casa Municipal da Cultura terá ainda patente uma exposição de presépios artesanais, promovendo o trabalho desenvolvido pelas mãos de artesãos de várias regiões do país.
A mais antiga representação artística da Natividade será também tema de uma das visitas guiadas municipais, a qual incidirá sobre o presépio da igreja de Santo António dos Olivais, de autoria de Joaquim Machado de Castro. Ainda no âmbito dos roteiros temáticos municipais, será abordada a doçaria conventual criada nos Mosteiros e Conventos de Coimbra na visita guiada intitulada “Doces Sabores dos Mosteiros de Coimbra”.
À época de Natal está, também, associado o primeiro período de férias letivas, ocasião que não deixará em branco as agendas familiares. O município disponibiliza, nos seus diferentes equipamentos municipais, um conjunto de iniciativas que se estendem a áreas que vão desde as artes às letras.
A Biblioteca Infantil/Ludoteca (na Casa Municipal da Cultura) vai realizar as habituais Horas do Conto, a apresentação de livros infantojuvenis e um encontro com as escritoras Alice Cardoso e Milú Loureiro. Em destaque estarão expostos, no espaço infanto-juvenil, um vasto conjunto de livros sobre o Natal, no intuito de promover a leitura junto dos utilizadores da Biblioteca.
Na Rede Anexa de Bibliotecas Municipais de Almalaguês, Assafarge, Brasfemes, Souselas e Trouxemil vão ser dinamizadas atividades dirigidas às famílias, como as “Estórias de Natal em família e ao fim do dia!”. Em curso está, desde 22 de novembro, mantendo-se até 07 de janeiro de 2022, nas oito Bibliotecas Anexas Municipais, a dinamização da hora do conto “O primeiro Natal dos animais e outras estórias originais!”, também disponível para grupos escolares e centros de atividades de tempos livres.
A programação natalícia chega também à Casa da Escrita, onde vão realizar-se dois ateliês de artes decorativas, um peddy-paper e uma oficina de escrita (com leituras e exercícios poéticos e de escrita associados a textos alusivos ao Natal), ações dirigidas a crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 14 anos. Na vertente da literatura e poesia, o público poderá participar nas “Conversas d(o)e Natal”, leitura de poemas de Natal pelo grupo declAMAR Poesia e uma conferência intitulada “O Natal”, por Anselmo Borges.
No âmbito do Serviço Educativo integrado no projeto museológico municipal, a CM Coimbra disponibiliza também oficinas de expressão plástica e visitas ao Edifício Chiado (Coleção Telo de Morais), à Torre de Almedina (Núcleo da Cidade Muralhada) e ao Centro de Arte Contemporânea de Coimbra.
O Convento São Francisco, a par com a programação prevista na área da música e do teatro/marionetas, disponibiliza para os mais pequenos o espetáculo de Circo Contemporâneo Jay Gillian e um concerto para bebés.
A Praça do Comércio acolherá, além da tenda com diversões infantis, uma Feira de Doçaria, no sábado, dia 18 de dezembro, organizada pelo Grupo Folclórico de Coimbra, e mais uma edição da Feira de Artesanato Urbano, no sábado anterior, dia 11 de dezembro, permitindo o pleno usufruto deste local magnífico, recentemente requalificado.