Refresca-te em Coimbra nos dias de calor com os melhores gelados!
Frescos, saborosos e revigorantes nos dias quentes de Verão. Falamos, pois claro, de Gelados! E, que sorte a nossa! Em Coimbra contamos com, pelo menos, quatro gelatarias que se destacam pela surpreendente qualidade dos seus gelados!
Começamos pela Avenida João das Regras. O número 134 da Avenida, a Gelataria Pinguim, tem uma longa e bonita história que começou em 1925, quando o bisavô Italiano de Miguel, atual proprietário da Pinguim, trocou Itália por Portugal e estabeleceu-se em Lisboa, onde abriu a Gelateria Sibéria, já na altura com fabrico próprio.
Quando, em 1940, o Avô de Miguel vem para Coimbra, traz consigo o negócio dos gelados, alterando apenas o nome para o atual: “Pinguim”. Inicialmente os gelados eram vendidos na rua, até que abriu uma Gelataria mesmo em frente à Igreja de São José. Dessa época, Miguel guarda com carinho a máquina que o avô utilizava para fazer os gelados e que qualquer um de nós pode, hoje, encontrar na montra da Pinguim. Entretanto, numa pausa que durou quase 30 anos, a família deixou de trabalhar na área da gelataria. Até ao dia em que Miguel, decidido a recuperar as raízes da família, reabriu a Gelataria Pinguim. Contas rápidas, há 98 anos que a família de Miguel começou a fazer e a vender gelados, segundo o modelo italiano e com receita própria. Os gelados são confeccionados com fruta da época, 100% naturais e artesanais. Aqui faz-se o verdadeiro “Sorvete”, gelados “sem leite, sem açúcar e sem conservantes”. O gelado de Morango, por exemplo, é inigualável. Bem como o de pistácio, o gelado das Rosas, criado em homenagem à Rainha Santa Isabel e o Gelado de Vinho Tinto Baga (só por encomenda), entre muitos outros.
Uns metros à frente, encontramos a Gelataria Novalis. O número 76 da Avenida abriu portas em 2015 pelas mãos de Tierry Rodrigues. Com fabrico próprio, já criaram 135 sabores diferentes. Imaginação e vontade de surpreender são ingredientes que não faltam. Dos 26 sabores que apresentam na vitrine, encontramos sempre os mais comuns e
tradicionais, mas também uma oferta de sabores que se altera diariamente, sempre na perspetiva de surpreender e dar a conhecer novos sabores ao cliente. Já imaginou um gelado com sabor a Pastel de Santa Clara? Ou com sabor a Requeijão com Doce de Abóbora e Noz? Sendo o Mestre Gelateiro também especialista em chocolateira, a
Novalis oferece um infindável número de sabores tendo como base o chocolate. Ficou curiosa/o? E, para que não só os apreciadores de gelados, mas também os doceiros e gulosos que nos lêem, deixemos a dica, os crepes e gofres da Novalis são bons, muito bons.
E, continuando este saboroso e fresco passeio, atravessamos a Ponte Santa Clara, rumo à nossa Baixa. É por lá que vamos encontrar duas Gelatarias que conquistaram recentemente a cidade.
Começamos pela COSÌ. Desde 2019 que enriquece, ainda mais, a mítica Rua do Quebra Costas. Pedro Baptista trocou a engenharia pelos gelados e a cidade agradeceu. A COSÌ é, desde então, um sucesso e as escadas do Quebra Costas acolhem, diariamente, turistas, famílias e grupos de amigos que se sentam por ali enquanto saboreiam os gelados da COSÌ e desfrutam da magia de uma das zonas mais bonitas da cidade. É o programa habitual de muitos conimbricenses. Não só pelo local mágico, mas pela qualidade dos gelados: dão preferência aos ingredientes regionais e nacionais, tendo em conta o mercado local e a sazonalidade dos produtos. Mas vamos ao que interessa, e não podendo mencionar todos, destacamos alguns dos sabores da COSÌ: gelado de melancia, chocolate negro, avelã do piemonte, laranja lima e alecrim, ananás e côco e o “butterscotch & bourbon”, “onde o gosto do caramelo amanteigado e da baunilha se fundem com o toque particular do whisky bourbon”, que se apresenta como a mais recente “tentação” da gelataria.
Descemos então até à Praça do Comércio onde, há precisamente um ano atrás, nasceu a Gelataria DOPPO, que trouxe uma nova vida à também conhecida Praça Velha. Uma Praça que, na nossa humilde opinião, não sendo muito valorizada, é agora “ponto de encontro” de gerações graças à convidativa esplanada e aos soberbos gelados da
DOPPO. É a Fernando Castelo Branco, antigo sócio da COSÌ, que temos de agradecer esta aposta “ganha”. O incrível é que tanto no Verão como no Inverno, as pessoas procuram a Doppo. Talvez porque também se aposta na cafeteria, oferecendo variedade aos apreciadores de café, de que são exemplo o caffè latte, o macchiato ou o affogato. Ou simplesmente porque, quando os gelados são mesmo bons, sabem bem o ano inteiro. Adicionando as doces surpresas com que a Dopoo nos brinda, como foi o caso do brioche siciliano, das pavlovas recheadas e do mais recente semifrio de panna cotta com gelado de frutos vermelhos que vão sempre mantendo “alerta” os mais gulosos, e somos muitos! Mas, convenhamos, o motivo pouco importa. A qualidade é garantida, o sorriso e a simpatia de quem nos recebe também, e é isso que faz as pessoas voltar à Doppo. Sabores como lima gengibre e alecrim, ananás e manjericão, caramelo salgado e o clássico chocolate com avelã são só alguns dos que pode encontrar na Doppo.
Vamos lá então saber... “quantas bolas vão ser?”, “em cone ou em copo?”, “quais os sabores que vai querer experimentar hoje?”...
NUVIDEIA