Maio, o mês da Queima das Fitas, dos concertos dos Coldplay, mas muito mais!
E, “num abrir e fechar de olhos”, chegámos a Maio. O mês “leve” que antecede os meses de Verão e as férias. Existe um frenesim associado a Maio. Os estudantes estão em alvoroço, a Queima das Fitas está aí. A cidade veste-se de preto e branco e sente-se uma energia contagiante nas ruas. Este ano, o entusiasmo pelo mês 5 ainda é maior devido aos tão aguardados Concertos dos Coldplay. E, se juntarmos a estes dois eventos, outras sugestões que pode viver em Coimbra e nos seus arredores… depressa percebe que Maio de 2023 tem tudo para ser “um mês em cheio”.
O Convento de São Francisco recebe, dia 6 de Maio às 21:30, o compositor e intérprete Jorge Palma. Admirado pelos colegas e amado pelo público pela sua genuinidade e rebeldia, Jorge Palma estreará aqui o seu novo trabalho de originais “VIDA” e terá como convidados especiais Manuela Azevedo e Rui Reininho.
Já a noite de 24 de Maio está reservada para a incontornável Adriana Calcanhoto, um dos grandes nomes da riquíssima herança artística brasileira. O palco do Convento São Francisco foi o escolhido para a estreia mundial do seu mais recente trabalho, “Errante”, o seu 13 álbum de originais.
Vale ainda a pena espreitar as ofertas culturais que o Salão Brazil e o TAGV propõem para Maio. Concertos, cinema e poesia… a oferta é vasta e para todos os gostos! Destacamos, do Salão Brazil, o espectáculo de Ana Lua Caiano, dia 12 de Maio às 22:00. Ana Lua Caiano, cujo o EP de estreia foi considerado um dos “melhores lançamentos de 2022”, explora a fusão musical através da junção da música tradicional portuguesa com música electrónica e “sons do dia-a-dia”. A tradição e a vanguarda, de mãos dadas, num único espectáculo.
Inaugurada no mês passado, a Exposição “Éfe-Érre-Á - Momentos da Vida Académica” é um excelente programa para fazer em família ou com amigos. Dividida em quatro salas (duas delas dividias em dois), a exposição homenageia, em cada uma delas, uma vertente da vida Académica de Coimbra. Revisita-se uma sala de aula, ouve-se fado de Coimbra, vive-se a Queima das Fitas e muito mais. Este espaço desafia o visitante a reviver as suas memórias ou, no caso de não as ter, a entender melhor quem as tem.
As temperaturas primaveris de Maio convidam-nos a privilegiar o contacto com a natureza e a optar por atividades ao ar livre. Partilhamos duas sugestões.
A meia hora de Coimbra, explore o Trilho das Buracas do Casmilo. Com uma formação geológica surpreendente, é na Serra do Sicó que estão localizadas as Buracas do Casmilo. O trilho começa na pequena e pitoresca aldeia do Casmilo e existem duas opções: o trilho de 3,5 km indicado para quem vai com crianças e outro mais longo com 6.5 km.
Em Vila Nova do Ceira, no Concelho de Góis, percorra os Passadiços do Cerro da Candosa. Apenas com 1,2 Km (ida e volta), o percurso é curto mas as paisagens naturais sobre o Vale do Rio Ceira e sobre a Garganta do Cabril do Ceira são deslumbrantes, de suster a respiração. Se descer à base da Garganta do Cabril de Ceira pode refrescar-se nas piscinas naturais que ali se criaram. Mas atenção, o local não é vigiado e cuidados nunca são demais.
Com propostas para todos os gostos, Maio vai mesmo ser “um mês em cheio”.
Acompanha de perto a nossa agenda e consulta as dezenas de sugestões para aproveitar o mês mais bonito do ano, não fosse ele o mês da nossa mãe!