Coimbraexplore

View Original

Góis promove este fim-de-semana atividades em torno das tradições gastronómicas

Nos próximos dias 18 e 19 de setembro o Município de Góis irá promover 2 ações dedicadas aos moinhos de água e às tradições gastronómicas no âmbito do projeto “Viver os Rios”.

“Viver os Rios” é um projeto em rede que junta os municípios de Góis, Oliveira do Hospital e Penacova através da valorização do Património Natural e Cultural.

 

Durante doze meses irão ser dinamizadas ações inclusivas e de caráter itinerante que divulgarão, cumulativamente, a ligação dos rios às tradições gastronómicas. Os moinhos e as rodas de água, o transporte da farinha, as broas e os fornos comunitários e o azeite, serão pontos de excelência para, recorrendo a agentes culturais locais, se apresentar uma oferta diversificada de actividades turísticas e culturais, como visitas guiadas a locais de elevado interesse cultural, criação de circuitos e passeios interpretativos, complementados com uma divulgação de unidades hoteleiras e restauração deste território.

 

No dia 18 haverá visitas aos moinhos de água, sendo o ponto de encontro os Bombeiros Voluntários de Góis. As inscrições são gratuitas, no entanto são limitadas e obrigatórias por atividade, sujeitas a confirmação (https://fb.me/e/1OBxnkZ7K).


Programa:
- 9h30 Encontro. Participantes estacionam os seus carros neste local e entram no nosso mini-autocarro.

- 9h45 Visita ao Lagar de Varas da Ponte Velha da Cabreira – apresentação do processo de fabrico artesanal do azeite no Vale do rio Ceira. Este é o único lagar de varas em funcionamento no nosso país.

- 10h30 Saída da Ponte Velha da Cabreira.

- 10h45 chegada e visita ao Moinho do Pego Escuro – visita a este moinho caracterizado por azenha enquadrado num espaço de praia fluvial nas margens do rio Ceira.

- 11h30 Saída do Moinho do Pego Escuro.

- 11h45 chegada e visita ao Moinho do Pontão do Seladinho – um moinho ainda em funcionamento nas margens da ribeira da Pena.

- 12h15 final da actividade com regresso a Góis, ficando as pessoas junto aos carros às 12h30.

 

Já no dia a seguir a atividade é dedicada às tradições gastronómicas.

Ação gratuita mediante inscrição prévia neste formulário (https://fb.me/e/1JHwoFqyC).
Programa:
- 9h30 Encontro. Participantes estacionam os seus carros neste local e entram no nosso mini-autocarro.

- 9h45 Atelier da broa e do queijo na Aldeia do Xisto de Aigra Nova:
Em plena Serra da Lousã, na Aldeia do Xisto de Aigra Nova, os participantes terão oportunidade de participar no processo artesanal de fabrico de broa de milho, trigo e centeio e queijo de cabra. Estes cereais são produzidos desde há séculos.
Os queijos são feitos com leite de cabra dos rebanhos da aldeia.
Este programa inclui a visita guiada ao núcleo sede do Eco-Museu Tradições do Xisto, onde se encontram retratados todas as actividades tradicionais agro-pastoris destas comunidades.

Os produtos confeccionados farão parte do lanche.

- 10h30 a meio do programa iremos visitar o Forno Comunitário e Alambique de Aigra Velha.

- 12h30 Final do programa, com lanche de broa de carne para degustação, com bebidas incluídas (água, sumo e vinho).

- 13h15 final da actividade com regresso a Góis, ficando as pessoas junto aos carros às 13h30.

 

Para ficar a par de toda a programação do projeto Viver os Rios aceda a www.viverosrios.pt

See this gallery in the original post