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โ 25 OUT, 16:30โ17:45
Jorge Cabrera
Programa Educativo CAPC/Anozero โ Bienal de Coimbra
โ 6 NOV, 16:30โ17:45
Osvaldo Silvestre
Ensaรญsta, Professor da Faculdade de Letras/UC
โ 6 DEZ , 16:30โ17:45
Luรญs Umbelino
Filรณsofo, Professor da Faculdade de Letras/UC
โ 17 JAN, 16:30โ17:45
Carlos Antunes e Dรฉsirรฉe Pedro
Direรงรฃo e Curadoria CAPC/Anozero โ Bienal de Coimbra
โ 30 JAN, 16:30โ17:45
Encerramento
Josรฉ Luรญs Neto e Fernando Fadigas
A participaรงรฃo nas visitas รฉ gratuita.
Fotografia: Jorge das Neves
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Josรฉ Luรญs Neto e Utentes do Centro de Apoio Social do Pisรฃo
Instalaรงรฃo sonora de Fernando Fadigas
Atรฉ 02/02/2025
โ Criptopรณrtico do Museu Nacional de Machado de Castro
Inserida no programa convergente da 5.ยช ediรงรฃo do Anozero โ Bienal de Coimbra, com curadoria do Cรญrculo de Artes Plรกsticas de Coimbra, esta exposiรงรฃo coloca em diรกlogo duas abordagens ao tema da identidade perdida ou reclamada. Numa primeira dimensรฃo, apresentam-se cerca de 1500 autorretratos esculpidos em terracota pelos utentes do Centro de Apoio Social do Pisรฃo. Este centro, que funciona em Cascais, acolhe em regime de internamento adultos com patologia psiquiรกtrica (275 homens e 65 mulheres). Mais de duas dezenas destes pacientes moldaram, em barro e em diferentes tempos, os retratos de si prรณprios, que agora sรฃo apresentados publicamente. A outra dimensรฃo do diรกlogo da exposiรงรฃo parte dos portefรณlios 22474 e 22475, de Josรฉ Luรญs Neto. Estes nรบmeros designam a identificaรงรฃo de arquivo do trabalho do fotรณgrafo Joshua Benoliel, que, em 1913, regista a cerimรณnia de aboliรงรฃo do uso de capuz nas prisรตes em Portugal. Atรฉ entรฃo, e desde 1884, os reclusos usavam um capuz branco, com buracos para os olhos e para a boca, para evitar a sua identificaรงรฃo dentro da prisรฃo. Benoliel capta os rostos no anfiteatro do estabelecimento prisional de Lisboa, primeiro encapuzados e depois sem capuz. A partir dessa imagem, em que os rostos tรชm um tamanho milimรฉtrico, e atravรฉs de um longo e meticuloso trabalho, Josรฉ Luรญs Neto fotografa o grรฃo e amplia a sua escala atรฉ criar uma visibilidade coerente, ainda que espectral.
Estas obras, no contexto do criptopรณrtico romano de Aeminium e da sua histรณria โ os seus ecos e os seus fantasmas โ, ressignificam-se e adquirem uma solenidade imersiva.