Voltar para todos os eventos

I Can´t Breathe/Damas da Noite, Uma Farsa de Elmano Sancho/A Última Estação . Livro de Elmano Sancho

  • TAGV 34 Praça da República Coimbra, Coimbra, 3000-343 Portugal (mapa)

I Can´t Breathe
Damas da Noite, Uma Farsa de Elmano Sancho
A Última Estação
Apresentação do livro com Elmano Sancho e Eugénia Vasques
Dia Mundial do Teatro

Elmano Sancho foi nomeado melhor ator de Teatro para os Globos de Ouro com “Não se Brinca com o Amor” (2012), “Herodíades” (2013), “A Estalajadeira” (2014), “Display” (2018) e “Lulu” (2021) e para os prémios SPAAUTORES com “Não se Brinca com o Amor” (2012), “O Campeão do Mundo Ocidental” (2014) e “Lulu” (2020). Estreou-se, como encenador, com “Misterman” de Enda Walsh (prémio de melhor ator da SPAAUTORES/2015). Com “I Can´t Breathe” recebeu a menção especial do prémio da crítica da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro - APCT/2015. Foi bolseiro da DGLAB em 2018 com “A Sagrada Família”. Em 2018, recebe o prémio Mirpuri Carlos Avilez com “A Última Estação”. É diretor artístico da companhia Loup Solitaire. Elmano Sancho tem o curso de Formação de Atores da Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC). Estudou em Madrid (Real Escuela Superior de Arte Dramático - RESAD), São Paulo (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP), Paris (Conservatoire National Supérieur d´Art Dramatique de Paris - CNSAD) e NY (SITI COMPANY/Anne Bogart). É também licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e em Tradução pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

O primeiro texto, “I Can´t Breathe” (2015), foi escrito durante os ensaios. Através de entrevistas e improvisações com a atriz Ana Monte Real e o próprio autor-ator Elmano Sancho, construiu-se um guião que apresenta algumas características dos filmes pornográficos. “I Can´t Breathe” poderia ser o título de um filme para adultos. O texto revela a incapacidade em respirar numa sociedade contemporânea que tende à uniformização e que insiste em revelar e acabar com os mistérios da vida e da alma humanas. O processo de trabalho em “Damas da Noite, Uma Farsa de Elmano Sancho” (2019) foi muito semelhante; o texto surge da necessidade em dar vida a Cléopâtre, sob o olhar atento das dragqueens-performers do espetáculo. Juntos, os intérpretes dão nome, corpo e voz a uma pessoa-personagem que nunca existiu e que vem anunciar ao mundo uma (boa?) nova. Em “A Última Estação” (2018), o autor parte da Paixão de Cristo e das Estações da Via Sacra para a construção do texto. Há aqui uma nova abordagem: a simbologia cristã como inspiração para a estrutura dramatúrgica e cénica. A XV e última estação, A Ressurreição, poderá ser, em certa medida, um dos motes da escrita dos textos teatrais de Elmano Sancho: a urgência de se reinventar a cada novo instante.

A coleção Dramaturgia da Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC) acolhe alguns dos textos para teatro associados às atividades desenvolvidas no TAGV/Laboratório LIPA. Com esta coleção a IUC pretende contribuir para a afirmação de novos autores e promover a escrita para teatro em Portugal. Os volumes editados em parceria com o TAGV/Laboratório LIPA encontram-se também para venda no Teatro Académico de Gil Vicente.

textos I Can´t Breathe/Damas da Noite, Uma Farsa de Elmano Sancho/A Última Estação
autor Elmano Sancho
posfácio e apresentação do livro Eugénia Vasques

coleção Dramaturgia Laboratório LIPA, Imprensa da Universidade de Coimbra, Teatro Académico de Gil Vicente
editora Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC)
apresentação TMDMII 9 abril

café TAGV
duração aprox. 1h00
para todos os públicos

entrada livre (lotação limitada)

Evento Anterior: 25 de março
FUGLY apresentam "Dandruff" no Salão Brazil
Evento Posterior: 27 de março
Damas da Noite, Uma Farsa de Elmano Sancho