Já viu de perto o Trifório Românico da Sé Velha de Coimbra?
Nesta visita Exclusiva e Rara, vamos aceder ao piso superior da Sé Velha - o trifório - onde teremos uma nova e Emocionante perspectiva deste edifício românico que é um dos mais importantes em Portugal.
Será uma visita orientada por todos os pontos artísticos notáveis deste monumento único. No final, passearemos pela rua Joaquim António de Aguiar, antiga Rua dos Correios, para desvendar os seus mistérios, até à Casa da Nau e a antiga igreja românica de São Cristóvão (atual teatro Sousa Bastos).
Lugares limitados!
Data: 1 de maio (feriado);
Ponto de encontro: em frente à Sé Velha, às 14h30
RESERVE JÁ!
- Contacte-nos pelo Facebook através de mensagem privada deixando o seu nome e endereço de email e ficará logo inscrito.
- Por e-mail: reservas.portugalnotavel@gmail.com
- Whatsappe Telemóvel: 964 414 597 / 911 888 892
PREÇO POR PESSOA:
- Adulto: 6,00€ (inclui bilhete de entrada no monumento)
- Criança até 12 anos: grátis
O pagamento pode ser feito no próprio dia, no início da atividade, ou se preferir, por transferência bancária para o IBAN PT50 0018 0003 55954200020 81
Sobre a Sé Velha e o que vamos ver:
A construção da Igreja da Sé Velha, foi iniciada em 1162 e cessou a sua construção em 1184. Esta construção afonsina é um repositório de arte inigualável.
Aqui temos um dos melhores edifícios românicos em Portugal.
Panteão tumular de inúmeros bispos, que foram determinantes para a existência de Portugal e o túmulo de dona Vetaça Lascaris, aia e conselheira da Rainha Santa Isabel.
O claustro da Sé Velha foi o primeiro edifício a ser construído em estilo gótico em Portugal logo após a igreja cistericiense da Abadia de Alcobaça.
Da intervenção artística do bispo mecenas Dom Jorge de Almeida (1483-1543), destaca-se: o retábulo da capela-mor (1503-1508); revestiu os pilares e muros da nave de belo azulejo mudéjar sevilhano (1508) que foi retirado nas obras de final do sec. XIX,, vindo a ser inserido na Casa dos Patudos em Almeirim, as pias batismais ou ainda as alfaias com destaque para a Custódia de Jorge de Almeida (1527), que se encontra no Museu Machado de Castro D. Jorge de Almeida era filho do primeiro conde de Abrantes, D. Lopo de Almeida, e irmão do célebre 1º Vice-Rei da Índia, D. Francisco de Almeida. Nomeado bispo de Coimbra com cerca de 22 anos, tomou posse do bispado em 1483. Encontra-se sepultado na Sé Velha.
A Sé Velha tem da melhor escultura que se fez em Portugal como a Capela do Santíssimo Sacramento ou a Porta Especiosa, ambas de João de Ruão.
Em 1772, vários anos após a expulsão dos Jesuítas pelo Marquês de Pombal, a sede episcopal foi transferida por ele para a antiga Igreja da Companhia de Jesus ( a Sé Nova).
A Sé Velha é um dos mais importantes monumentos de Portugal que é importante conhecer com vagar.
-Ainda passearemos pela rua Joaquim António de Aguiar, para observar os seus mistérios e encantos até a Casa da Nau e a antiga igreja românica de São Cristóvão (atual teatro Sousa Bastos).
ORGANIZAÇÃO: Portugal Notável, empresa que desenvolve a promoção, preservação e dinamização do património notável em Portugal
RNAAT 683/2022