Voltar para todos os eventos

"Paloma Calle que se calle" | apresentação informal de Paloma Calle

  • Salao Brazil Portugal (mapa)

Paloma Calle abre o seu processo de investigação e criação, num dispositivo de conferência-performance, talvez ensaio aberto ou outro formato onde nos expõe os materiais gerados sobre o lugar de silêncio a que o patriarcado ainda relega as mulheres, especialmente no espaço público.

Segundo diz a artista, “Paloma Calle que se calle foi a primeira frase que o patriarcado - representado por rapazes que se achavam no direito de me mandar calar - injetou em mim. A expressão "Paloma Calle que se calle", dita em coro e com sarcasmos, era frequentemente usada pelos meus colegas rapazes da escola em situações em que eu os questionava, quando recusava obedecer aos mandamentos dos estereótipos de género que me eram impostos ou quando defendia as minhas amigas dos seus ataques ou assédios, amigas menos confrontacionais do que eu, mas que confiavam em mim para manter os rapazes à distância. Ao longo da minha vida, fiquei em silêncio em muitas, inúmeras situações em que desejei falar ou gritar. E, como eu, absolutamente todas as mulheres que conheço.”

Partindo de um dispositivo que experimentará pela primeira vez na sua carreira de artista, pretende erguer a sua voz e contar a sua história, não a partir de um lugar de vítima, embora o tenha sido, mas a partir de um lugar de sobrevivente, tomando como ponto de partida o facto de ser uma mulher branca, europeia, cisgénero, que também deve ser consciente dos seus privilégios e do seu lugar de expressão.

Esta residência é acolhida em colaboração com o Instituto Português do Desporto e Juventude de Coimbra e com o apoio da Ación Cultural Española.


Infos práticas //
21 de Novembro
18H30
Salão Brazil
Entrada Livre

Evento Anterior: 21 de novembro
Performance | Sonoridade Táctil
Evento Posterior: 21 de novembro
Café Curto #121 | Francis Salema | MIC #10