PARA LÁ DA TERRA
Para Lá da Terra é o novo espectáculo do GEFAC que reúne todas as vertentes artísticas do grupo – música, dança e teatro – em torno do tema da Morte na cultura popular portuguesa. O tratamento da morte pelo povo português nas perspectivas comunitária e individual está envolto de manifestações de grande diversidade entre as regiões do país. Se para poder morrer basta existir, o quotidiano e imaginário do povo português estão repletos de ritos e ditos que libertam os vivos da sua morada terrena, encomendam almas para que atravessem a suspensão do purgatório, trazem de volta, de tempos a tempos, a presença dos nossos mortos, para que ceiem connosco outra vez. Aqui se debruça o GEFAC para levantar do chão o nosso espetáculo.
SINOPSE
O começo dos tempos chegou predizendo o seu fim. É nesse entretanto a que chamamos agora, antes e depois, que vamos dando sentido às vidas para que se saiba que existimos. A morte é, afinal, renascimento - ou não haveria razão para dobrar os sinos pelos mortos ou para encomendar as almas (mesmo que a dor se revele no pranto das carpideiras ou em lamentação mais comum) - é deles a voz, ainda que caiba aos vivos o anúncio dos renasceres.
dias | 8, 9 e 11 junho 2023
hora| 22h00
local | Teatro de Bolso / TEUC (edifício AAC)
duração aprox. 1h00
M6
Lugares limitados, reservas para gefac.uc@gmail.com
O espetáculo é gratuito, contudo, à entrada aceitamos contribuições livres.
ficha técnica Para Lá da Terra
concepção artística e musical GEFAC / elenco GEFAC / grafismo GEFAC / cenografia e figurinos GEFAC / iluminação GEFAC / produção GEFAC
_________________________________________________
Espectáculo no âmbito da MTU
A MTU Mostra de Teatro Universitário pretende dar a conhecer as criações que os grupos universitários desenvolvem a cada ano letivo, incluindo grupos universitários nacionais e internacionais, num diálogo crítico e histórico que a Academia de Coimbra mantém desde há muito com o Teatro. Realizada desde 2012, em organização conjunta entre o Teatro Académico de Gil Vicente, CITAC, GEFAC, TEUC e Thíasos, a MTU propõe-se dar palco às mais recentes experiências cénicas e dramatúrgicas desenvolvidas no âmbito da academia. Cada edição constitui um momento de partilha e formação, apresentando ao público um conjunto de projetos que ilustram os caminhos de criação em contexto universitário.
uma coprodução MTU Teatro Académico de Gil Vicente, CITAC, GEFAC, TEUC, Thíasos