Sexta, 4 de outubro, 18h00
Jardim da Imprensa da UC
Morada: R. Ilha 1, 3000-214 Coimbra
Zoh Amba (solo)
Saxofone tenor
Com apenas 24 anos, Zoh Amba tem vindo construído uma notável carreira, desde que editou o seu disco de estreia com o selo da Tzadik, editora de John Zorn. Nesse mesmo ano (2022), Amba editou outros dois discos, na companhia de músicos de primeira linha como Tyshawn Sorey e Chris Corsano.
Kingsport, Tennessee, não é propriamente o sítio de onde esperaríamos ver surgir alguém carregando o legado de Albert Ayler, Frank Lowe, Frank Wright e David S. Ware. A própria Amba descreve a terra natal, em entrevista ao New York Times, como um sítio “no meio do nada” onde “temos uma grande fábrica de produtos químicos que explode uma vez por ano” e onde frequentou uma escola que tinha “um turma de 12 alunos, uma mascote chamada Rebel e a bandeira Confederada como a bandeira da escola”. Mas o que é certo é que, contra todas as expectativas, Amba se fez.
Em Coimbra, teremos oportunidade de a ouvir a solo, contexto em que a vertente espiritual da sua música está mais saliente.
Este concerto é apresentado em parceria com a Associação Há Baixa, no âmbito do seu projeto Paisagens Acessíveis (co-produzido com o DARQ), e conta com o generoso acolhimento da Imprensa da Universidade de Coimbra.
O preço do ingresso é definido pelo espectador de acordo com a sua disponibilidade.
-
APOIO:
Blue House
Casa das Artes Bissaya Barreto
lojaMUSICA.com
Music Light
União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas
PARCEIROS MEDIA:
RTP
Antena 2
Jazz.pt
PARCEIROS INSTITUCIONAIS:
Convento São Francisco
Teatro Académico de Gil Vicente
DARQ
Grémio Operário
Há Baixa
Imprensa da Universidade de Coimbra
Seminário Maior de Coimbra
Museu Nacional Machado de Castro
Associação Cultural Apura