FROM ATOMIC
From Atomic são Alberto Ferraz, Sofia Leonor e Samuel Nejati, um trio formado, no ano de 2018, em Coimbra, cidade conhecida por berço de notáveis projectos rock nacionais. A sua sonoridade resulta de uma perfeita simbiose entre a pop vanguardista dos anos 80 e o indie-noise dos anos 90.
Em Março de 2020, lançaram o seu primeiro álbum, "Deliverance", gravado nos estúdios da Blue House e editado pela Lux Records. Apesar da pandemia e das contrariedades a ela associadas, o feedback foi um elixir propulsor para um novo trabalho que está finalmente pronto.
O segundo álbum "Love, Fate, Now & Forever " é lançado em Novembro de 2022, novamente sob o selo da Lux Records, mas também da brasileira Before Sunrise Records. Este disco mostra um processo de maturação da banda, em que se reconhece o seu som característico, ao mesmo tempo que se nota uma transição para uma nova musicalidade. Os synths tornaram-se parte dominante da música, levando-a ainda mais além no som etéreo shoegaze. Os feedbacks de guitarra estão sempre em background enquanto sentimos harmoniosos rifs que acompanham a voz, quase como uma segunda vocalização; o ritmo e coerência da música ficam a cargo de um baixo sujo e uma bateria repleta de reverb, bem ao estilo dos 80's.
THE ZISTO
the Zisto - um nome de banda perdido, e renascido na tradução.
‘Desisto’, metamorfoseado em algum lugar entre a língua brasileira e o ouvido inglês... the Zisto ganhou vida em maio de 2022 a partir de um encontro no Facebook entre o dreAn, um brasileiro recém- chegado às costas portuguesas, e a Andrea, uma britânica que há alguns anos faz morada neste paraíso lusitano.
A música é o condutor por trás de toda a vida do dreAn.
No Brasil fundou seu estúdio de gravação em sua cidade natal, Mogi das Cruzes, um importante polo criativo para muitas centenas de músicos de todos os géneros. Não contente em ser o génio por detrás da mesa de som, dreAn teve uma enxurrada de bandas, a tocar por todo o país, antes de decidir que Portugal seria a terra das oportunidades para apresentar seu dom musical ao mundo.
Um post no Facebook em busca de um novo parceiro artístico (talvez alguém com experiência em cantar o japonês Enka) chamou a atenção da Andrea, que decidiu que “talvez” poderia também significar “talvez não”.
Perfeito. Na Inglaterra, ela compôs e se apresentou em uma variedade eclética de bandas, no Reino Unido e
internacionalmente, incendiando palcos de Glastonbury a Montreal... mas nunca cantando Enka.
Um primeiro encontro na Praça Rodrigues Lobo em Leiria, com uma tosta de atúm particularmente soberba e algumas cervejas geladas, preparou o terreno para a criação do the Zisto, e ambições futuras conjuntas com vozes em inglês, português e brasileiro... e às vezes uma colegial francesa.
As forças combinadas desses dois personagens díspares oferecem uma mistura emocionante de electro-alt-indie- grunge-art-pop-krautrock-slacker-riotgirl-black metal e Vaporwave, com o objetivo final de trazer a paz mundial, amor disfuncional e doces ilimitados para as massas....