Voltar para todos os eventos

Carincur | “Echos From a Liquid Memory_prototype”

  • Convento São Francisco 1a Av. da Guarda Inglesa Coimbra, Coimbra, 3040-193 Portugal (mapa)

Carincur visita Coimbra em exploração sónica com uma peça transdisciplinar que cruza os registos de performance, concerto e instalação audiovisual. “Echos From a Liquid Memory_prototype” explora simultaneamente o som, o visual e as artes digitais. A composição musical é levada aos limites das suas possibilidades através da manipulação e do processamento de som e de imagem digitais, submersos e propagados através da água. Esta ação cria um universo novo, um novo ecossistema onde interações entre a matéria orgânica e não orgânica resultam em transformações no ambiente. Um ambiente no qual o físico e o digital coexistem, numa narrativa abstrata, entre uma líquida memória fragmentada e a perceção de nós mesmos projetada no tempo e no espaço.

Esta peça concentra-se na fragmentação da memória, do espaço e do tempo e, consequentemente, reflete a memória volátil da existência humana. Para tal, foi necessário criar um instrumento que possibilitasse a exploração de sons subaquáticos: um aquário de água, acrílico e combinado com hidrofones. Esta é uma experiência imersiva onde a água se refere à liquidez da memória e, consequentemente, da identidade.

O trabalho sonoro de Carincur tem sido editado por coletivos portugueses como Weathervane Recs, Extended Records e ZABRA. De inúmeras colaborações, destaca-se a composição musical e sonora em "Como Matar Mulheres Nuas" de Xana Novais, um espetáculo apresentado no Teatro Rivoli, "Temporary Palace" com Alice Joana Gonçalves e Grant Marshall (Daddy G, da banda Massive Attack), apresentado no MAAT, e na peça "La Vida es Sonho" da companhia João Garcia Miguel. “Echoes From a Liquid Memory_prototype” é o culminar de um longo percurso da artista, que passou por várias experiências em vários espaços em Lisboa com o protótipo desta obra. Com a curadoria da Rádio Universidade de Coimbra, chega agora a Coimbra, como parte do programa de atividades inserido em "SEMPRE NO AR!” — Exposição do Arquivo da Rádio Universidade de Coimbra, em exibição no Convento São Francisco.

Concerto inserido no Ciclo de Música Orphika da Universidade de Coimbra.

Bilhetes disponíveis em: https://bit.ly/3UIoyNS

Design por Joana Bettencourt

Evento Anterior: 22 de novembro
Café Curto #72 | Felipe Barão
Evento Posterior: 24 de novembro
DIÁRIO DE UMA REPÚBLICA I - Amarelo Silvestre