Voltar para todos os eventos

Afro-Portugal / Clube de Leitura Teatral - Leitura dirigida por Noé João, Teatro GRIOT

  • Cena Lusófona 6 Pátio Inquisição Coimbra, Coimbra, 3000-221 Portugal (mapa)

teatro — leitura

Texto Pele Negra, Máscaras Brancas (de Frantz Fanon)
Leitura dirigida por Noé João, Teatro GRIOT

Sala Brincante da Cena Lusófona
— entrada livre

Noé João, encenador do Teatro GRIOT dirige a leitura a partir de uma adaptação do histórico livro Pele Negra, Máscaras Brancas, de Frantz Fanon.

O Teatro GRIOT é uma companhia de atores cujo trabalho se desenvolve a partir da tensão entre corpo e território, imaginários coletivos e individuais, operando num espaço de intersecção de territórios geográficos e simbólicos como ponto nevrálgico de um movimento artístico de contra-memória.

O Clube de Leitura Teatral é um projeto conjunto do Teatro Académico de Gil Vicente e A Escola da Noite que tem como objetivo a divulgação, o conhecimento e a promoção da dramaturgia.

Leitura dirigida Noé João, Teatro GRIOT
Texto Pele Negra, Máscaras Brancas (de Frantz Fanon)
Sessão especial no âmbito do Ciclo Afro-Portugal 2024

Coordenação Clube de Leitura Teatral António Augusto Barros, Igor Lebreaud (A Escola da Noite), Fernando Matos Oliveira, Ricardo Correia (Teatro Académico de Gil Vicente)
Iniciativa integrada no Laboratório LIPA

Cena Lusófona
duração aprox. 1h30
para todos os públicos
entrada livre

Inscrição gratuita para leitores/as clube.leitura.teatral@gmail.com

5 novembro 18h30 Clube de Leitura Teatral
Sala Brincante da Cena Lusófona

6 novembro 11h00 Teatro GRIOT: Inquietações de um Ator
Sala Jorge Pais de Sousa da Cena Lusófona

ciclo
01 — 15 novembro 2024
Afro-Portugal 2024 — Mundos em Movimento

Na sua segunda edição, o ciclo Afro-Portugal 2024 tem o mote “Mundos em Movimento” e apresenta artistas africanos/as e afrodescendentes do teatro à música, passando pela literatura, o cinema, a performance, as artes visuais, as artes sonoras e digitais. Há também lugar para uma feira do livro, conversas-debates, sessões para a infância e formação para escolas, ensino superior e pós-graduado.

Na sequência do ciclo Afro-Portugal 2022, intitulado “Contas de Torna-Viagem”, em que se pretendia refletir sobre a memória colonial portuguesa, o racismo, e dar visibilidade às artes negras, procura-se agora pensar as complexidades quer dos movimentos memorialísticos, quer da circulação de identidades, na imaginação de futuros protagonizada por artistas negros/as. Interrogar-se-á a própria questão da negritude e da afrodescendência, a partir de trabalhos artísticos que partem dos “passados para futuros mais que perfeitos”.

Curadoria Catarina Martins (Universidade de Coimbra, Portugal), Hamilton Francisco (Babu/artista plástico, Angola) Madalena Bindzi (História da Arte, Portugal), Marinho Pina (Arquiteto e Performer, Guiné-Bissau), Yara Nakahanda Monteiro (Escritora, Angola)
Coprodução Teatro da Cerca de São Bernardo/A Escola da Noite, Teatro Académico de Gil Vicente
Apoio Cena Lusófona, Casa da Esquina, Casa da Cultura da Guiné-Bissau, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas (FLUC), Centro de Arqueologia e Artes (FLUC)

Programa Afro-Portugal 2024 bit.ly/3YyGXS2