Voltar para todos os eventos

Ciclo Futuros e Assombrações

Performance + Conversas

Ciclo Futuros e Assombrações
Isabel Costa / Os Possessos — Manifestos Para Depois do Fim do Mundo
Joana Castro — LABIA
Elizabete Francisca — a besta, as luas

entrada gratuita

Futuros e Assombrações é um ciclo de performance arte inspirado no espetáculo Manifestos Para Depois do Fim do Mundo, um espectáculo d'Os Possessos, que tem como ponto de partida a investigação, tradução e interpretação de manifestos políticos escritos depois de 2000.
Estes textos, de um modo geral, ao mesmo tempo que nos apontam vários caminhos possíveis, são assombrados pela ideia de que o futuro, tal como o imaginámos foi cancelado, e que mesmo que o possamos ver a desenhar-se ao longe, não o vemos ainda.
Durante três dias as artistas Elizabete Francisca, Joana Castro e a companhia de teatro Os Possessos ocupam diferentes espaços do TAGV com intervenções artísticas que reflitam sobre o futuro, desdobrando temáticas fundamentais abordadas nestes manifestos, como a igualdade de género, a descolonização da arte e do pensamento, as políticas do cuidado, e a luta por melhores políticas sociais.

2 novembro (quinta-feira) — 18h30
Joana Castro
LABIA (Resultado da residência artística no TAGV)
*apresentação seguida de uma conversa com a artista
Joana Castro desenvolve o seu trabalho entre a dança, a performance e o som, apresentando as suas obras em Portugal, Bélgica, França e Alemanha. Como performer colaborou com Né Barros, Joclécio Azevedo, Carlota Lagido, Victor Hugo Pontes, Ana Borralho e João Galante, Flávio Rodrigues, Joana Providência, Mariana Tengner Barros, entre outros. Em 2012 representa Portugal nos encontros Les Repérages/Danse à Lille e com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian integra a residência coreográfica Correios em Movimento/Dança em Trânsito no Rio de Janeiro.

3 novembro (sexta-feira)— 18h30
Elizabete Francisca
a besta, as luas
*apresentação seguida de uma conversa com a artista
Os seus trabalhos ligados à conceção de objetos encontra o corpo - a sua inscrição relacional (formal e afetiva) - como o principal motor de reflexão, o que a leva a aprofundar os seus estudos na área da dança contemporânea e na performance. Estuda com Meg Stuart, Deborah Hay, Loïc Touzé, Vera Mantero, Mark Tompkins, Miguel Pereira, Francisco Camacho, Julyen Hamilton, Lisa Nelson, João Fiadeiro, João Tabarra, João Queiróz e Patrícia Portela, entre outros.

4 novembro (sábado) — 18h30
Isabel Costa
Os Possessos
Manifestos Para Depois do Fim do Mundo
*apresentação seguida de uma conversa com a companhia
Os Possessos é a companhia de teatro sediada em Lisboa, em 2014. Atualmente conta com os seguintes membros, Catarina Rôlo Salgueiro, Isabel Costa, João Pedro Mamede, Leonardo Garibaldi, Leonor Buescu e Nuno Gonçalo Rodrigues. Trabalham em torno de projetos teatrais e performativos, tendo por base narrativas universais e a criação de uma ficção comum sobre a realidade entre os artistas e o público.

Curadoria Isabel Costa, Fernando Matos Oliveira
Uma produção Teatro Académico de Gil Vicente
Ciclo integrado Laboratório LIPA

TAGV
M12

Evento Anterior: 4 de novembro
Maligna Máquina Tanguera
Evento Posterior: 4 de novembro
Rodrigo Silveira - Pensamento Voa