Voltar para todos os eventos

COSMOS - AHENEAH e Saco da Baixa I Feira do Livro


  • Praça Do Comércio, Coimbra Portugal (mapa)

COSMOS é uma obra de arte urbana que homenageia Eduardo Lourenço na Feira do Livro de Coimbra.

Criação colectiva da artista AHENEAH com o colectivo de mulheres do SACO DA BAIXA, o processo de trabalho decorre no Espaço HAB (Rua Eduardo Coelho, na Baixa), entre os dias 19 e 22 de Junho e na Feira do Livro, nos dias 23 e 24 de Junho. A inauguração está prevista para o dia 30 de Junho, às 16h.

Conta com o patrocínio do FORUM COIMBRA.

A Feira do Livro de Coimbra é um evento-âncora da cidade de Coimbra, que conjuga a promoção do livro e da leitura com uma programação diversa, dirigidas a todos os públicos.

Dinamizado em parceria com diversas entidades locais ao nível da produção (Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra e Associação de Doceiros de Coimbra), da programação (Associação Portugal Brasil 200 anos, Associação Há Baixa, Associação Apura, Cooperativa Bonifrates, Associação Recortar Palavras e Associação Académica de Coimbra), de comunicação (Rádio Universidade de Coimbra) e com o apoio do Forum Coimbra, da Fundação INATEL e d’ A Previdência Portuguesa, este evento-âncora da CM de Coimbra pretende dar continuidade à revitalização da Baixa da cidade, numa lógica de valorização e de envolvimento do tecido comercial local.

No ano em que se assinala o Centenário do Nascimento de Eduardo Lourenço - ensaísta, escritor, professor, Conselheiro de Estado e pensador - a edição 2023 da Feira do Livro pretende dedicar uma parte significativa da sua programação ao escritor que, ao longo da sua vida, preservou laços com Coimbra.

A produção ensaística de Eduardo Lourenço, abrangendo diversas áreas, da literatura e da arte aos acontecimentos políticos contemporâneos, tornou-se um fenómeno singular na cultura portuguesa e europeia (vencendo todos os mais destacados prémios da cultura e literatura portuguesa, foi também várias vezes agraciado por diversos Doutoramentos Honoris Causa, bem como, para além de Portugal, por países como França, Espanha ou Itália), orientada por uma constante argumentação personalista.

Intérprete maior das questões da cultura portuguesa e universal, Eduardo Lourenço é tido como um dos mais prestigiados intelectuais europeus da modernidade.
E, como ele afirmou: "Mais importante que o destino é a viagem”.

Neste contexto, e como homenagem a esta efeméride, salienta-se a criação artística de uma peça de arte urbana comunitária, com a participação dos elementos do projeto Saco da Baixa, sob coordenação da artista convidada Aheneah (Ana Martins), iniciativa que enfatiza a metodologia criativa, a democracia cultural, o empoderamento da mulher e a valorização da Baixa, em harmonia com o legado de Eduardo Lourenço.

AHENEAH é uma artista portuguesa. Uma combinação improvável aconteceu quando, durante a sua licenciatura, decidiu conjugar os seus conhecimentos em Design com os ensinamentos da sua avó sobre bordado. Desde então, o seu percurso artístico transformou-se numa exploração de ligações entre os meios digitais e analógicos. A sua busca por desconstruir e transformar técnicas tradicionais em gráficos contemporâneos faz com que conecte diferentes culturas e gerações. Aheneah já colaborou com várias entidades como Asso Art’Murs, Associação Cais, Rio Loco, Festival Baton, Circus Network, European Parliament | Portugal, Liebesbier, Mistaker Maker, Plano B, Quai36, Space Junk, The Hood e Tous. O seu trabalho pode ser encontrado um pouco por todo o território nacional e Europa (www.aheneah.com).