Coimbra, 1929
Maria, de apenas seis anos, conta um dos seus passeios noturnos com seu pai e irmã mais velha.
Durante o percurso, descreve paisagens e monumentos da época, alguns deles destruídos por Salazar, para modernizar a área universitária.
O conto fala de uma avenida Sá da Bandeira diferente, de um arco entre o Museu Machado de Castro e a Sé Nova, do surgimento do Museu Machado de Castro, da Biblioteca Municipal inaugurada nos Claustros do Silêncio de Santa Cruz, da recente “Escola Feminina de Santa Cruz”, das Escadas do Liceu, etc.
Conta também a história da “Tomada da Bastilha” pelos estudantes de Coimbra, do Colégio de S. Jerónimo como Hospital da Universidade, do Museu Machado de Castro sem Criptopórtico, etc.
E de amor...de uma família que espera a mãe...
Uma história pequena para a infância e juventude, mas intergeracional.
Este conto vai ser transformado em um livro ilustrado, acessível a leitores de todas as idades, unindo-os pela História e tradições.
Sendo uma história passada em Coimbra, é uma história de todos nós, de todos os portugueses que preservam o seu património e querem conhecer o passado para perspetivar o futuro.
E também de inúmeros estudantes portugueses e estrangeiros que aqui concretizaram os seus estudos e trazem Coimbra, para sempre, no seu coração.
Para a construção do livro, a ilustração dessa história terá a representação de alguns monumentos e paisagens da cidade que já não existem e só há registo em fotografias antigas, tendo de ter um trabalho de base digno e difícil. Um trabalho inovador, visto conjugar a arte contemporânea de ilustração com a reprodução arquitetónica do passado, importante no ponto de vista da História, da Arte e da Cultura.
É nossa intenção mostrarmos as imagens antigas, com recurso a formatos de ilustração atuais, comparando-as com as de hoje e com propostas de futuro.
No fundo, o passado do património material e do presente, com vista a possibilidades futuras.
"A história de Maria" será escrita em duas línguas, português e inglês, de forma a que se abram portas futuras para o mundo, levando a nossa cultura, tradição e património a novos horizontes.
O livro terá um CD com as canções que “Maria” aprendia na escola.
As "Canções d'a História de Maria" têm textos tradicionais retirados das recolhas de Adolfo Coelho, em mix minuciosamente escolhido, onde os ritmos são diversos e atuais: jazz, canção moderna e pop.
Ou seja, horizontes abertos tendo em conta o património e a cultura.
Estamos certos de que será uma obra que vai agradar a todas as pessoas, de todas as idades.
Pronto em março de 2023.
Reservem já o livro com CD, em pré-edição, com desconto significativo em: recortarpalavras@gmail.com
Aproveitem e comprem muitos!!!
O projeto conta ainda com espetáculos performativos com base na história, onde se cruza a narração oral, a projeção, a música e os jogos orais tradicionais.
Texto: Alice Cardoso
Ilustração: Sérgio Salazar
Música: Vânia Couto e Buga Lopes
Performance: Alice Cardoso, Helena Amaral, Liliana Machado e Alexandra Moura
Recortar Palavras, 2023