A Zona de Interesse
Jonathan Glazer
€5 — €3,5
Seguindo uma perspetiva diferente do Holocauso, este drama inspira-se no livro homónimo de Martin Amis (falecido a 19 de Maio de 2023, dia da estreia do filme em Cannes).
O comandante de Auschwitz, Rudolf Höss, e a mulher, Hedwig, esforçam-se para construir uma vida de sonho para a sua família numa vivenda ajardinada ao lado do campo.
Enquanto milhões de pessoas são mortas nos campos de concentração concebidos pelos nazis, o comandante Rudolf Höss (1901-1947) e a sua mulher tentam transformar a vivenda que lhes foi atribuída, junto ao campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau (comandado por Rudolf), num lar aconchegante.
Naquele espaço murado, cheio de flores e árvores de frutos, a família Höss leva uma vida tranquila, ignorando conscientemente tudo o que se passa lá fora: os cheiros, os sons e o terrível sofrimento das vítimas.
Estreado no Festival de Cinema de Cannes, onde arrecadou o Grande Prémio do Júri e o FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema), A Zona de Interesse arrecadou o prémio de melhor filme pela Los Angeles Film Critics Association e foi considerado um dos melhores cinco filmes internacionais pela National Board of Review.
Seguindo uma perspetiva diferente do Holocauso, este drama tem realização e argumento do britânico Jonathan Glazer (“Sexy Beast” ou “Under the Skin”), que se inspira no livro homónimo de Martin Amis (falecido a 19 de Maio de 2023, dia da estreia do filme em Cannes). — Público
auditório TAGV
duração aprox.1h46
Com Sandra Hüller, Christian Friedel, Ralph Herforth
Origem EUA, Reino Unido, Polónia, 2023
Globos de Ouro 3 nomeações (incluindo Melhor Filme)
Festival de Cannes Grande Prémio
National Board of Review Top 5 dos Melhores Filmes Internacionais
European Film Awards Nomeação para Melhor Filme, Melhor Argumento, Melhor Realizador, Melhor Atriz e Melhor Ator