Voltar para todos os eventos

Oficina "Escrita Cénica: Encenação e Interpretação" com Marco António Rodrigues

  • Oficina Municipal de Teatro Coimbra Portugal (mapa)

Escrita Cénica: Encenação e Interpretação
Oficina dirigida por Marco Antonio Rodrigues

Público alvo: encenadores, atores, dramaturgos, estudantes das várias áreas de criação artística e cénica.
Método: Trabalho prático a partir de fragmentos de cenas.

Datas: 3 a 25 de novembro
Duração total: 24 horas
Frequência: Sextas-feiras, 18h-21h / Sábados, 10h-13h
Local: Oficina Municipal do Teatro, Coimbra

Inscrição e mais informações: https://tinyurl.com/OficinaTC
Prazo de inscrição: 27 de outubro

A arte e o ofício da encenação teatral voltada para interpretação. Serão explorados elementos técnicos de criatividade, sintaxe e gramática cénica, análise ativa de texto, a partir do sistema Stanislavki, pretendendo levar a uma reflexão crítica e a uma metodologia produtiva. Elementos de aproximação Stanislavski e Brecht. O foco é gramatical e, portanto, a aprendizagem nesta oficina é suporte para criação cénica em qualquer formulação estética.

Marco Antonio Rodrigues – Nota biográfica:
Encenador teatral, foi fundador e diretor artístico do Folias, coletivo teatral de São Paulo, Brasil, e editor da revista “Caderno do Folias”. Colabora como encenador também, com o Teatrão, companhia sediada em Coimbra. Tem especialização no Sistema Stanislavski pela Academia Russa de Arte Teatral – Moscovo. Como colaborador, atuou como professor-encenador da Escola Superior de Artes Célia Helena e do Teatro-Escola Célia Helena, uma das mais antigas escolas do Brasil. Atuou também como professor-encenador do Curso de Teatro da Escola Superior de Educação em Coimbra, e da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Realizou mais de cinquenta encenações ao longo da carreira. Entre os seus últimos trabalhos, destacam-se a direção cénica da ópera-documentário “Guarani em Chamas” para o Theatro Municipal de São Paulo, a encenação de “Erendira, a Incrível e Triste História de Candida Erendira e sua Avó Desalmada”, uma dramaturgia de Claudia Barral para o conto de Gabriel Garcia Marquez no Teatro Popular do SESI, “Richard’s” dramaturgia de Jorge Louraço para o Ricardo III de Shakespeare, “Ala de Criados”, de Mauricio Kartun, e “da Familia” as três últimas no Teatrão. Em cartaz, em São Paulo, “Hamlet, 16x8”, dramaturgia dele e de Rogério Bandeira, “Noel, um musical”, de Plínio Marcos e “Gagarin Way”, de Gregory Burke.
No seu currículo constam os Prémios Shell, Mambembe, APCA, Molière, Prémio Villanueva, da crítica cubana, entre outros, além de numerosas indicações.

Programação paralela a "Ti Coragem & Filhos Lda."

Mais informações "Ti Coragem & Filhos Lda.": https://tinyurl.com/TiCoragem

Bilhetes à venda na OMT e na Ticketline em https://tinyurl.com/TCBilheteira

Reservas e informações:
239 714 013 (Chamada para a rede fixa nacional)
912 511 302 (Chamada para a rede móvel nacional)
info@oteatrao.com

Evento Anterior: 3 de novembro
Matinée - Francisco Correia
Evento Posterior: 3 de novembro
Ciclo Futuros e Assombrações