Ninguém viu, ninguém sabe, ninguém se lembra. A pedra partiu.
[O SISTEMA] a urgência em virar do avesso! É sobre um antes e um depois e é sobretudo uma reflexão que parte de um sistema que não nos serve. Esta peça trata o sistema, um qualquer sistema como uma pedra que é preciso partir, como um minério que é necessário extrair, como um diamante em bruto que é necessário lapidar, como um cristal permeável à luz [O SISTEMA] explora a solidariedade gerada a partir do trabalho coletivo e aborda a própria noção de labor, de labuta como gerador da ação, do movimento.
Cristina Planas Leitão (Porto, 1983) em Julho 2022, assume a Direção Artística Interina do Departamento de Artes Performativas da ÁGORA – Empresa Municipal do Porto (Teatro Municipal do Porto, DDD – Festival Dias da Dança, CAMPUS Paulo Cunha e Silva) e em Fevereiro 2023, assume a co-Direção Artística do mesmo Departamento, juntamente com Drew Klein. Como programadora de artes performativas, destaca a sua colaboração com o DAP, sob Direção Artística de Tiago Guedes, e onde integra a equipa de programação das temporadas regulares do TMP (a partir de 2019), do Festival DDD desde a edição de 2020 e do CAMPUS Paulo Cunha e Silva desenvolvendo o seu projeto artístico e missão desde a sua abertura em 2021. Foi coordenadora executiva da edição 2019 do Festival DDD. Em 2011, no Porto, foi uma das iniciadoras dos encontros desNORTE (2011-2017) e integrou o grupo inicial de consultoria artística de Braga’27. A sua prática curatorial agregadora está focada no desenvolvimento de formatos de criação sustentáveis, novas narrativas e relações de cuidado no meio das artes performativas. Aborda o seu trabalho coreográfico como um ato de resistência e afeto, pesquisando temas conectados com movimentos sociais e políticos e a sua relação com o corpo performativo, na intimidade do teatro. Criou The very delicious piece e The Very Boring Piece, co-criações com Jasmina Krizaj, bear me, FM [featuring mortuum] e UM [unimal] - peça destacada pelos jornais Expresso e JN em 2018. O seu trabalho está documentado na série Portugal que Dança / RTP2 (Ep. 02). Como professora, leciona internacionalmente com uma abordagem somática e não convencional. É mentora e professora regular na ArtEZ HK, Arnhem (NL).
conceito, direção artística e coreografia Cristina Planas Leitão
interpretação e co-criação Anaísa Lopes (Piny), Daniela Cruz, Mara Andrade
desenho de luz Cárin Geada
sonoplastia e espaço sonoro Ricardo Cabral, José Miguel Silva
videoplastia Sofia Arriscado
consultoria de figurinos João Rôla
objetos cénicos Sotrock
apoio à dramaturgia Catarina Miranda
gestão de projeto Joana Ferreira/bactéria
design gráfico Irina Pereira
fotografia Dinis Santos
outside eyes Evangelos Kalfopoulos, KiTy Furtado, Mariana Duarte, Melissa Rodrigues, Nuno Preto, Rita Diamond Casais, Vânia Rodrigues
apoio financeiro Ministério da Cultura/DGArtes Apoio Pontual 2021
coprodução 23 Milhas, Teatro Municipal de Faro, Teatro Académico de Gil Vicente
residências e apoio à criação Materiais Diversos, O Espaço do Tempo, WP Zimmer (Antuérpia)
agradecimento FITEI, Teatro Viriato, Artur Vieira, Maria José Cifuentes
auditório TAGV (lotação limitada)
duração aprox. 1h30 - 3h00 (a duração da peça é variável; s/intervalo)
M12
€7
€5