Juntas do luto à luta! Por Verdade e Justiça!
O coletivo Vozes de Dentro é um grupo de pessoas presas e pessoas que do outro lado dos muros acompanham e participam, de diferentes formas, nas lutas de presas e das suas famílias e na divulgação das suas vozes e escritos.
Uma das lutas que temos vindo a apoiar é a demanda por Verdade e Justiça das mães e famílias de Danijoy Pontes e Daniel Rodrigues encontrados mortos a 15 de Setembro de 2021 no Estabelecimento Prisional de Lisboa, e do filho e família de Miguel Cesteiro
encontrado morto no Estabelecimento Prisional de Alcoentre a 10 de Janeiro de 2022.
Apesar das mortes destes três homens terem ocorrido sobre circunstâncias ainda por apurar, dos relatórios de autópsia acusarem um conjunto de medicação que combinada pode ter efeitos mortais e das lutas das famílias no sistema de justiça, o Ministério Público alega “morte natural” e tem arquivado os processos de inquérito interpostos pelas famílias.
Portugal segundo relatórios do Conselho da Europa é o país europeu que há mais de 3 décadas apresenta as taxas mais altas de mortes nas prisões, as maiores taxas de encarceramento e de sobrelotação bem como altas taxas de encarceramento de mulheres.
As mulheres e as crianças familiares de pessoas presas são quem mais sofre com o que é denominado por sentenças paralelas resistindo e lutando para apoiar as/os seus/suas entes presos/as, ao mesmo tempo, que enfrentam múltiplas violências e humilhações nas portarias
das prisões, nas esquadras e tribunais. As suas vozes, lutas e experiências tal como as das pessoas presas são sistematicamente ignoradas e silenciadas.
Esta oficina irá criar um espaço de partilha e reflexão sobre o sistema prisional português a partir das vozes de mulheres familiares de pessoas presas.
+info:
https://vozesdedentro.noblogs.org/
https://www.facebook.com/profile.php?id=100077941194173
https://afrolink.pt/entraram-vivos-sairam-mortos...
prisional/
Local | Casa da Esquina
Data | 17 de março
Horário | 18h30
Público-alvo | Público Geral
Custo | Entrada Livre
Organização | Coletivo Vozes de Dentro, Ecosol, Animar, Ecosoc e Casa da Esquina