Voltar para todos os eventos

RESSONÂNCIAS - Palavras que me servem | TAGV

Palestra-performance

Texto e interpretação de 𝐋𝐚𝐮𝐫𝐚 𝐅𝐚𝐥𝐞́𝐬𝐢𝐚 𝐞 𝐀𝐧𝐝𝐫𝐞́ 𝐓𝐞𝐜𝐞𝐝𝐞𝐢𝐫𝐨

Entrada gratuita mediante inscrição teatro@tagv.uc.pt (lotação limitada)

Criar uma palavra é reconhecer uma existência. A nossa compreensão do mundo e de quem somos é moldada pelas palavras que usamos. É por isso que o nosso vocabulário é tão poderoso. Através de relatos pessoais, André Tecedeiro e Laura Falésia conversam sobre como as suas memórias de infância e adolescência impactaram as suas noções de género e identidade.

Esta palestra-performance é um convite ao reconhecimento da diversidade humana e à criação de espaços mais seguros e inclusivos, a começar pela forma como comunicamos.

𝐀𝐯𝐢𝐬𝐨 𝐝𝐞 𝐂𝐨𝐧𝐭𝐞𝐮́𝐝𝐨: 𝐄𝐬𝐭𝐚 𝐩𝐞𝐫𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚𝐧𝐜𝐞 𝐞𝐱𝐩𝐥𝐨𝐫𝐚 𝐪𝐮𝐞𝐬𝐭𝐨̃𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐠𝐞́𝐧𝐞𝐫𝐨 𝐚𝐭𝐫𝐚𝐯𝐞́𝐬 𝐝𝐞 𝐫𝐞𝐟𝐥𝐞𝐱𝐨̃𝐞𝐬 𝐩𝐫𝐨𝐟𝐮𝐧𝐝𝐚𝐬 𝐞 𝐚𝐮𝐭𝐨𝐪𝐮𝐞𝐬𝐭𝐢𝐨𝐧𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐩𝐨𝐝𝐞𝐦 𝐬𝐞𝐫 𝐞𝐦𝐨𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥𝐦𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐝𝐞𝐬𝐚𝐟𝐢𝐚𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐚𝐥𝐠𝐮𝐦𝐚𝐬 𝐩𝐞𝐬𝐬𝐨𝐚𝐬. 𝐒𝐮𝐠𝐞𝐫𝐢𝐦𝐨𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐢𝐝𝐞𝐫𝐞 𝐬𝐞𝐮 𝐛𝐞𝐦-𝐞𝐬𝐭𝐚𝐫 𝐞𝐦𝐨𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐚𝐨 𝐞𝐬𝐜𝐨𝐥𝐡𝐞𝐫 𝐚𝐬𝐬𝐢𝐬𝐭𝐢𝐫.

Local: Sala B

𝐋𝐚𝐮𝐫𝐚 𝐅𝐚𝐥𝐞́𝐬𝐢𝐚 (ela) nasceu em 1992.
É licenciada em Filosofia, em Gestão e mestre em Filosofia Política.
É host do podcast MEMÓRIA FUTURA, onde entrevista mulheres com mais de 80 anos sobre liberdade, movimentos sociais e futuro. Co-criou a FLECHA, um projeto de consultoria onde é trabalha nas áreas da inclusão, identidade e diversidade de género.
É doutoranda em Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, sobre o sentido de pertença de pessoas LGBTQIAP+ ao local de trabalho.

𝐀𝐧𝐝𝐫𝐞́ 𝐓𝐞𝐜𝐞𝐝𝐞𝐢𝐫𝐨 (ele) nasceu em 1979.
É licenciado e mestre em Belas Artes e Psicologia. É um poeta e dramaturgo e publicou sete livros de poesia, incluindo "A Axila de Egon Schiele" (Porto Editora, 2020), recomendado pelo Plano Nacional de Leitura. Co-criou a FLECHA, um projeto de consultoria onde é trabalha nas áreas da inclusão, identidade e diversidade de género.

André Tecedeiro é uma pessoa trans e fala abertamente sobre identidade e diversidade de género.

Esta performance realiza-se no âmbito do programa cultural da Escola Media e Violência Sexual, no âmbito dos projetos UnCoveR. Sexual Violence in Portuguese Mediascapes, Dis/entangling Rape: Sexual Violence in Portuguese literature and cinema in the 21st century 3, ENGAGE – Promoção da igualdade de género e justiça social através da comunicação de ciência social transmedia storytelling.

Colaboração com o Observatório masculinidades.pt (CES), GPS-CES | Grupo de Pesquisa em Sexualidades, Programa de Doutoramento em Ciências da Comunicação (FLUC; coord. Rita Basílio Simões) e o Mestrado em Relações Internacionais (FEUC; coord. Sofia José Santos)


Evento Anterior: 9 de outubro
D. Sesnando, O Alvazil de Coimbra