Voltar para todos os eventos

Café Duplo #06 | Ana Deus + Diogo Alexandre

  • Café Concerto Coimbra Portugal (mapa)

Café Curto #90 | Ana Deus é a voz de bandas portuguesas icónicas como Três Tristes Tigres, Osso Vaidoso ou Ban. Mas é também intérprete de projetos com pequenas editoras, como a Mia Soave [Degrau (Cuidado), 2011, e Bruta, 2015] e a BOCA [Nós, os de Orpheu, 2015, e Ruído Vário, Canções com Pessoa, 2018], ou de auto-edições como Roupa Anterior (2012) e Bruta 2 (2018). Entre leituras e canções, as suas performances procuram o tom certo. A música acrescenta ou distrai? O canto é justo para o texto? O processo está sempre em aberto. No ‘Café Duplo’ haverá poemas entre o dito e o cantado, apoiados em sons que acrescentam ritmo e imagens que somam ideias. Entre os autores dos textos estão à partida Alberto Pimenta, John Donne, Regina Guimarães e Bocage.

Café Curto #91 | Diogo Alexandre é um galardoado baterista de Leiria, nascido em 1998. Com apenas 14 anos, muda-se para Coimbra para estudar no Curso Profissional de Jazz do Conservatório de Música de Coimbra. Já tocou e gravou com artistas nacionais e internacionais como João Barradas, Amir El Safar, Ben Van Gelder, Peter Evans, entre outros. Em 2022, lançou o seu disco de estreia — Pipe Tree — com composições para septeto que incluem alguns dos mais aclamados músicos do país. O álbum foi referido na na jazz.pt como “um disco raro no panorama jazzístico português, por ser diferente e ambicioso, procurando – e conseguindo – traçar um caminho próprio.”
——————————
O ciclo “Café Duplo” é resultado de uma programação com curadoria da Blue House e apoio da Câmara Municipal de Coimbra, levada a cabo no Café-Concerto do Convento São Francisco. Este é um conjunto de concertos que acontece na última terça-feira de cada mês, às 19H30. O "Café Duplo" proporciona um espetáculo de 60 minutos, fruto de um processo de sinergias e cocriação, em que dois artistas apresentam os seus temas separadamente, em dois showcases, mas juntando-se em palco para dois temas conjuntos, desenvolvidos previamente em residência artística, no estúdio da Blue House.
——————————
Entrada gratuita, sem reserva, limitada à lotação do espaço.

Evento Anterior: 28 de março
Trilogia de Alice, de Tom Murphy
Evento Posterior: 28 de março
ICE MERCHANTS (João Gonzalez, 2022)