Voltar para todos os eventos

Economia, Política e Geostratégia na Atualidade | Ciclo de Conferências "Tempo de Guerra"

  • Oficina Municipal de Teatro Coimbra Portugal (mapa)

Economia, Política e Geostratégia na Atualidade
Oradores: Teresa Almeida Cravo e Carlos Branco
Moderador: Manuel Rocha

26 de outubro – 17h
Entrada livre

Ciclo de Conferências "Tempo de Guerra"
Org.: FEUC/CES-UC/Teatrão
Programação paralela a "Ti Coragem & Filhos Lda."

No âmbito da programação paralela a Ti Coragem & Filhos Lda. vamos dar início ao Ciclo de Conferências "Tempo de Guerra", uma coorganização Teatrão, Faculdade de Economia da UC e Centro de Estudos Sociais da UC.

A primeira conferência decorre já no dia 26 de outubro, às 17h na OMT, e centra o debate no tema "Economia, Política e Geostratégia na Atualidade". Há muito a dizer sobre isto e, por isso mesmo, convidámos Teresa Almeida Cravo (professora de Relações Internacionais na FEUC e investigadora do CES) e Carlos Branco (Major - General do Exército Português, professor, investigador e ensaísta) para nos ajudarem a navegar neste universo tão denso, atual e complicado, com apoio da moderação de Manuel Rocha (professor, dirigente político, sindical e associativo e membro da Assembleia Municipal de Coimbra e da Assembleia Intermunicipal da CIM-Coimbra)

Notas biográficas dos convidados:
Teresa Almeida Cravo é Professora Associada de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e Investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES), na Linha Temática 3: Europa e o Sul Global - patrimónios e diálogos. Concluiu o Doutoramento na Universidade de Cambridge, no Departamento de Estudos Internacionais. Nos últimos anos, foi Investigadora Visitante no African Studies Centre da Universidade de Oxford; na Universidade de Westminster, em Londres; e na Universidade Monash, em Melbourne. Esteve ainda como Associate e como Pre-Doctoral Fellow no Belfer Center for Science and International Affairs da John F. Kennedy School of Government, na Universidade de Harvard. É atualmente coordenadora do Doutoramento em Relações Internacionais: Política Internacional e Resolução de Conflitos, um programa conjunto da FEUC e do CES. A sua investigação centra-se em estudos críticos sobre paz e violência, segurança, desenvolvimento, intervencionismo global e política externa, em particular no contexto dos países de língua oficial portuguesa.

Carlos Branco é Major General do Exército português na situação de reforma. Tem uma vasta experiência em assuntos político-militares e relações internacionais obtida através de várias missões internacionais. Serviu na ONU, nos Balcãs, antes de Dayton, como observador militar. Serviu no quartel-general da EUROFOR, em Florença, como chefe da Secção de Análise de Informações. Em 2001, foi selecionado para a Divisão Militar do DPKO, na sede da ONU, em Nova Iorque, como Peacekeeping Affairs Officer para as missões da ONU no Médio Oriente. Foi ainda Comandante de Regimento e Segundo-Comandante da Brigada Aerotransportada e porta-voz do COMISAF, no Afeganistão. Em 2008, assumiu o cargo de Subdiretor do Instituto de Defesa Nacional (IDN) e Diretor de Doutrina do Exército, antes de ser selecionado para o cargo de Diretor da Divisão de Cooperação e Segurança Regional, no Estado-Maior Militar Internacional, no quartel-general da OTAN. Nesta função, foi responsável pelo planeamento estratégico da cooperação militar da OTAN com os seus parceiros. Mais tarde, foi segundo-comandante do Instituto de Ensino Superior Militar. É autor de quatro livros e coeditor de seis. É diretor do Curso de Resolução de Conflitos, ministrado no IDN.

Manuel Rocha nasceu em Coimbra. Diplomado em docência de violino (Moscovo, 1988). Docente no Conservatório de Música de Coimbra desde 1988. Desempenhou funções de diretor daquela escola artística entre 2005 e 2017. Enquanto músico, vem desenvolvendo atividade sobretudo no âmbito da chamada música popular. Membro da Brigada Victor Jara desde 1977. Foi membro do GEFAC. Apresentou-se em palco e/ou em registo fonográfico com nomes como Adriano Correia de Oliveira, Manuel Freire, Fausto, Vitorino Salomé, José Medeiros, Mísia, Filipa Pais, Pedro Barroso, Ala dos Namorados, Gaiteiros de Lisboa, Carlos do Carmo, Quiné Teles, entre outros. Realizou trabalhos de diversa natureza de que destaca a série de documentários para a RTP sobre a música da tradição oral portuguesa, realizada a partir da série de Michel Giacometti e Alfredo Tropa "Povo que Canta". Colaborou com companhias de teatro (Bonifrates, ACERT, Comuna, Teatrão) e em bandas sonoras de televisão e cinema (Ballet Rose, Sombra dos Abutres, Fátima, Mau Tempo no Canal, Pedro e Inês, O Livreiro de Santiago). Integrou grupos de trabalho do Ministério da Educação, do Ministério da Cultura (em Portugal e junto da Comissão Europeia), e do MNE (divulgação da música portuguesa junto das comunidades portuguesas no estrangeiro). Foi formador do Plano de Educação Estética e Artística da DGE. Realizou residências artísticas junto de alunos do 1.º Ciclo EB e diversas ações de divulgação musical junto de públicos escolares diversos. É dirigente político (PCP) sindical e associativo, membro da Assembleia Municipal de Coimbra e da Assembleia Intermunicipal da CIM-Coimbra.

Mais informações "Ti Coragem & Filhos Lda.": https://tinyurl.com/TiCoragem

Bilhetes à venda na OMT e na Ticketline em https://tinyurl.com/TCBilheteira

Reservas e informações:
239 714 013 (Chamada para a rede fixa nacional)
912 511 302 (Chamada para a rede móvel nacional)
info@oteatrao.com

Evento Anterior: 26 de outubro
MARCHA SOBRE ROMA - Mark Cousins
Evento Posterior: 26 de outubro
O ASSASINO - David Fincher