Voltar para todos os eventos

Frei Luís de Sousa

Frei Luís de Sousa
A partir de Almeida Garrett
Uma criação das finalistas do curso de Teatro e Educação da ESEC em colaboração com o Teatrão.

4 a 9 de julho
Sala Grande da Oficina Municipal do Teatro
Ter-Sáb 21h30
Dom 19h00
M/12 | Dur. 80 min.

======
Culpa!
É a pequena e poderosa palavra que assombra as personagens daquela obra de Garrett que agora se tornou num “clássico da literatura”. Em Frei Luís de Sousa, a casa onde se cruzam os nobres nomes de Madalena De Vilhena e Manuel de Sousa deixa-se devorar pelo fantasma de um passado morto, mas que insiste em aparecer vivo em nebulosas passagens que falam a um país que parece viver à espera.
Agouros, profecias e prenúncios são proferidos por vozes de uma dramaturgia romântica, distante no tempo, mas que alcança companhia nos corpos das atrizes que hoje encontram uma oportunidade para questionar um ideal de beleza disciplinador ainda que sussurrando por debaixo das palavras do dramaturgo português.

======
Numa turma de finalistas de um curso cujo nome indica a interseção entre o ensino e a prática teatral, não será surpreendente que numa fase final, após absorção de toda a prática e teórica que o curso tem a oferecer em ambas as vertentes, o grupo questione os métodos e sistemas educativos aplicados ao longo de todo o percurso académico e do modo como moldaram a nossa visão sobre o teatro e a interpretação. Certos hábitos foram adotados por cada um de nós ao longo dos anos, numa procura pelo reconhecimento na nossa atuação segundo os métodos transmitidos pelo curso, e que vão de acordo com o ideal de beleza no mundo do teatro em Portugal. Começámos a perceber que ainda na posse da liberdade total, procuramos sempre a validação exterior, e o nosso desejo cego por alcançar “o belo” dificulta a nossa autodescoberta em cena. A este fenómeno damos o nome de “fantasma da disciplina” e para o combater encontrámos na autonomia, as ferramentas para tornar visível aquilo que permanece oculto. Assim, fugir do guião, questionar a história e as suas bases é o que nos confere autonomia para, por nós mesmos, através das informações disponíveis, tomarmos as nossas decisões. Por isso, na nossa leitura de Frei Luís de Sousa questionamos as palavras das personagens, e procuramos entender o que está por detrás delas. Tencionamos fazer uma leitura contemporânea da peça ao explorarmos a disciplina que limita, numa convergência com a autonomia que permite descobrir novas interpretações. Nela, está plasmada a nossa própria experiência e a vontade de intervir no sistema educativo, visando um ensino conectado à realidade e à voz de cada aluno que derrube a barreira de aborrecimento e respeito criada à volta de qualquer “clássico da literatura”. Através da encenação crítica de Frei Luís de Sousa, um texto do currículo escolar, concebemos um projeto que nos autonomiza para futuramente, enquanto profissionais, sermos capazes de interpretar clássicos da literatura através de uma visão transformadora. Desta forma, cumprimos com o objetivo de uma licenciatura de Teatro vinculada ao mundo profissional, e também de um curso de Teatro e Educação que procura desenvolver a capacidade autónoma no processo de aprendizagem e apreensão crítica de conteúdos literários.

======
Ficha artística e técnica
TÍTULO Frei Luís de Sousa
TEXTO A partir Frei Luís de Sousa de Almeida Garrett;
ENCENAÇÃO Hugo Inácio e Telmo Ferreira;
DRAMATURGIA Criação coletiva;
INTERPRETAÇÃO Beatriz Vaz, Catarina Carmo, Cristiana Amorim, Lara Santos Silva, Nuê Nascimento, Maria Vidinha Pandeirada, Sofia Hellmeister, Virgínia Achique;
DESENHO DE LUZ Jonathan de Azevedo (Teatrão);
VÍDEO Paulo Moreira;
SONOPLASTIA Diogo Figueiredo;
DIREÇÃO MUSICAL Cristina Faria;
DIREÇÃO DE MOVIMENTO Cristina Leandro;
CENOGRAFIA Bartolomeu Paiva (No âmbito da cadeira);
GRAFISMO Paul Hardman (Teatrão);
FOTOGRAFIA Carlos Gomes;
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO Maria Pandeirada;
DIREÇÃO TÉCNICA Jonathan Azevedo (Teatrão);
COMUNICAÇÃO Catarina Carmo, Lara Santos e Teatrão;
EQUIPA DE CENOGRAFIA E FIGURINOS Nuê Nascimento, Sofia Hellmeister e Virgínia Achique;
PRODUÇÃO EXECUTIVA Cristiana Amorim e Beatriz Vaz;
OPERAÇÃO TÉCNICA Ândria Do Ó, Iara Pires, Mariana Matos, Ísis Andrade, Vicente Baptista;
FRENTE DE SALA Equipa Teatrão;
PRODUÇÃO Curso de Teatro e Educação da ESEC em colaboração com o Teatrão (2023)
AGRADECIMENTOS Ândria Do Ó, Iara Pires, Vicente Batista, Iara Pires, Mariana Matos, Ísis Andrade.

======
Bilhetes disponíveis na OMT e na Ticketline, em https://tinyurl.com/FreiLuisdeSousa

Reservas e outras informações:
info@oteatrao.com
912 511 302 (chamada para a rede móvel nacional)
239 714 013 (chamada para a rede fixa nacional)

Evento Posterior: 6 de julho
Jogos de Tabuleiro