O códice quinhentista conhecido como «Tábuas dos Roteiros da Índia de D. João de Castro» [Tavoas dos lugares da costa da India], vai estar exposto na Sala de São Pedro (BGUC) numa nova sessão do ciclo «Tesouros da BGUC», organizado pela Liga dos Amigos da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (LIBUC), A obra está disponível na Biblioteca de Fundo Antigo Alma Mater, nesta ligação: https://almamater.uc.pt/item/44285 .
Como é habitual nestas tertúlias, a sessão constará de uma apresentação do documento na sua materialidade, pelo Dr. A. E. Maia do Amaral, bibliotecário e diretor-adjunto da BGUC, e outra sobre a sua importância científica, a cargo do Professor Carlos Fiolhais.
A sessão terá lugar no dia 29 de outubro de 2024, terça-feira às 18h00, na Sala de São Pedro, no 2.º piso da BGUC. A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia para o email bg-eventos@bg.uc.pt ou para o formulário https://bit.ly/BGUC29102024, devido à lotação limitada.
________________
«Trata-se de 29 desenhos aguarelados, sobre papel, de primoroso traço e finíssimas cores, faltando dois ao primitivo conjunto, com as dimensões de 430 × 290 mm. A sua atribuição a D. João de Castro, embora possa datar-se de meados do séc.
XVI, oferece sérias dúvidas, apresentando-se a maior parte deles enriquecidos por elementos relativos não apenas à entrada das barras, mas aos diversos tipos de navios, bem como aos elementos da fauna e flora orientais que o autor foi registando. A encadernação em pele gravada e a ferros secos, sendo os da lombada a dourado, foi com os respectivos atilhos, objecto de recente restauro, quando da sua publicação pelo saudoso Prof. Luís de Albuquerque.»
Aníbal Pinto de Castro em «A Universidade de Coimbra: o tangível e o intangível», de José Francisco de Faria Costa e Maria Helena da Cruz Coelho, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2009.