Brecht, Guerra e Capitalismo
Orador: Olivier Neveux
Moderador: António Sousa Ribeiro
3 de novembro – 14h
Entrada livre
Programação paralela a "Ti Coragem & Filhos Lda."
No âmbito da programação paralela a Ti Coragem & Filhos Lda. vamos receber o seminário "Brecht, Guerra e Capitalismo", para o qual convidámos Olivier Neveux, professor de história e estética do teatro na École Normale Supérieure de Lyon, para conversar com António Sousa Ribeiro (professor catedrático aposentado do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da FLUC e diretor do CES) e aprofundar a obra de Bertolt Brecht dentro deste enquadramento sociopolítico.
Notas biográficas dos convidados:
Olivier Neveux vive em Lyon, onde é professor de história e estética do teatro na École Normale Supérieure (ENS). É autor dos livros Contre le Théâtre Politique (Contra o Teatro Político, 2019) e Politiques du Spectateur. Les Enjeux du Théâtre Politique Aujourd’hui (Políticas do Espectador. Os Desafios do Teatro Político Hoje, 2013) e professor de história e estética do teatro na ENS de Lyon.
António Sousa Ribeiro é professor catedrático aposentado do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas (Estudos Germanísticos) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Foi, entre 1991 e 2008, responsável pela Revista Crítica de Ciências Sociais. Ao longo da sua trajetória de docente e investigador, exerceu diversos cargos, incluindo os de presidente do Conselho Científico da Faculdade de Letras (2000-2002), de presidente do Conselho Científico do CES (2003-2007), de coordenador da direção do CES (2014-2019) e de diretor do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras (2009-2011). Tem publicado extensamente sobre temas de literatura de expressão alemã (com especial incidência em Karl Kraus e na modernidade vienense), literatura comparada, teoria literária, estudos culturais, estudos pós-coloniais e sociologia da cultura. Entre as suas atuais áreas de interesse, destacam-se os estudos sobre literaturas e culturas de expressão alemã, a literatura comparada, os estudos pós-coloniais, os estudos de tradução, os estudos sobre o Modernismo e estudos sobre temas de violência, cultura e identidades. Dedica-se também à tradução literária, tendo-lhe sido atribuído o Prémio Nacional de Tradução 2017. É diretor do CES desde Abril de 2019.
Mais informações "Ti Coragem & Filhos Lda.": https://tinyurl.com/TiCoragem
Bilhetes à venda na OMT e na Ticketline em https://tinyurl.com/TCBilheteira
Reservas e informações:
239 714 013 (Chamada para a rede fixa nacional)
912 511 302 (Chamada para a rede móvel nacional)
info@oteatrao.com