Café Curto #85 | Rui Maia é músico, produtor e DJ, residente em Lisboa. É a cara do projeto de electrónica Mirror People e membro fundador dos portuenses X-Wife. Atualmente, também acompanha ao vivo os GNR e faz parte da equipa da Rádio Futura. A solo editou, em 2016, o álbum “Fractured Music'', trabalho influenciado pela música techno e pela privação de sono. Gravado durante 2020 em plena pandemia, o aclamado “Botany Department”, abre mais um capítulo na discografia dos Mirror People, desta vez explorando os sons ambientais e experimentais da música de dança. Apresentando-se ao vivo em nome próprio, entre sintetizadores, explora os seus temas de uma forma livre e sem guião, criando momentos únicos em cada atuação.
Café Curto #86 | Helder Bruno, compositor, pianista e musicólogo (doutorado em etnomusicologia pela Universidade de Aveiro) é detentor de uma personalidade estética única no panorama musical português. Produziu dois álbuns — “The Presence, serene and tender”, em 2018, e “Under a Water Sky”, em 2022 — aclamados pela crítica e pelo público. A sua música é transmitida pela Antena 2, que apoiou os dois álbuns, mas também pela Antena 1 e pela Antena 3, o que comprova o universalismo da sua composição. Ao vivo, seja em apresentações a solo, com convidados especiais, ou acompanhado por um quinteto de cordas, a música de Helder Bruno proporciona uma experiência transcendente e libertadora.
——————————
O ciclo “Café Duplo” é resultado de uma programação com curadoria da Blue House e apoio da Câmara Municipal de Coimbra, levada a cabo no Café-Concerto do Convento São Francisco. Este é um conjunto de concertos que acontece na última terça-feira de cada mês, às 19H30. O "Café Duplo" proporciona um espetáculo de 60 minutos, fruto de um processo de sinergias e cocriação, em que dois artistas apresentam os seus temas separadamente, em dois showcases, mas juntando-se em palco para dois temas conjuntos, desenvolvidos previamente em residência artística, no estúdio da Blue House.
——————————
Entrada gratuita, sem reserva, limitada à lotação do espaço.