PRODUTOR
Associação Ecos do Passado
SINOPSE
A obra "UM REQUIEM ALEMÃO" de Johannes BRAHMS promete uma noite de intenso dramatismo musical. Célebre pela sua perfeita simbiose entre coro e orquestra, a obra foi escrita refletindo sobre a morte e o sofrimento através de textos da Bíblia de Lutero, uma tradução alemã da Bíblia, produzida por Martinho Lutero, para levar os textos do Antigo e Novo Testamento ao povo na igreja, na escola e nas casas, e que foi considerada o primeiro best seller mundial. A partir de uma seleção cuidadosa desses textos, Brahms compõe uma obra mais dramática que religiosa, que aborda temas universais como a vida, a morte, o sofrimento e o valor do consolo espiritual. Requiem será interpretado pela soprano Leonor Barbosa de Melo, pelo baixo-barítono Rui Silva, pelo Coro Sinfónico Inês de Castro e a Orquestra Inês de Castro, sob a direção do maestro Artur Pinho Maria.
Na primeira parte do concerto, o pianista italiano Antonio Di Cristofano interpretará o icónico "Concerto para piano n.º 5 em Mi bemol maior, Op. 73", de Ludwig van BEETHOVEN, conhecido como "Concerto do Imperador". Composto entre 1809 e 1811, foi dedicado ao Arquiduque Rudolf, tendo sido o último concerto para piano de Beethoven. A Orquestra Inês de Castro, dirigida por Rómulo Assis, acompanhará a interpretação da obra que é considerada um símbolo do romantismo musical de Beethoven.
Dedicado às "Vozes que Iluminam”, o Concerto de Encerramento do XII Ciclo de Requiem - Coimbra 2024, num “Tributo às Vozes pelos Direitos Humanos” é um comovente e bem oportuno apelo à paz.
FICHA ARTÍSTICA
Intérpretes:
Coro Sinfónico Inês de Castro
Orquestra Inês de Castro
Leonor Barbosa de Melo - Soprano
Rui Silva - Baixo-barítono
Antonio Di Cristofano - Piano
Direção:
Rómulo Assis
Artur Pinho Maria