O UC Exploratório - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra inaugura na sua Science Photo Gallery, este sábado, dia 2 de novembro, às 16h00, a exposição de fotografia de Fátima Carvalho, Árvores Vigilantes do Tempo. A exposição, com entrada livre, estará patente ao público durante os próximos meses.
Na sessão de inauguração desta nova proposta expositiva na Science Photo Gallery do UC Exploratório, para a qual convidamos todos os nossos visitantes e amigos, vão estar presentes Fátima Carvalho, autora da exposição de fotografia Árvores Vigilantes do Tempo, e Teresa Girão, diretora do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.
De acordo com Maria do Carmo Serén, "o que Fátima Carvalho, com muita sofisticação poética, aqui nos mostra é uma coleção de imagens a preto e branco, muitas delas em papel de linho, de árvores portuguesas centenárias e, pela sua espantosa resiliência, verdadeiros vigilantes e testemunho do nosso tempo histórico".
Fátima Carvalho, nasceu em Salto, Montalegre, em 1954. Frequentou o Curso de Educadora de Infância na Escola Paula Fracinette e terminou o Bacharelato na Escola Popular em 1976. Dedica-se à fotografia desde a década de 90 do século XX. Frequentou o curso de revelação de fotografia na Cooperativa Árvore e participou em diferentes formações, nomeadamente em Serralves e com Nutan-Jacques Piraprez. Fez exposições individuais em Portugal e no Brasil e participou em várias exposições coletivas.
Da sua amizade com diferentes artistas, nomeadamente o poeta Eugénio de Andrade e o pintor Júlio Resende, guarda inúmeras fotografias. Na década de 90 trabalhou na produção de programas para televisão na Produtora Miragem. Desde 1998, colabora com Associação A Casa do Caminho (acolhimento de crianças em risco), sensibilizando para as diversas áreas artísticas e promovendo atividades de caráter pedagógico.
Desde 2020 já aconteceram mais de 170 sessões que colocam Coimbra no mapa do circuito da música nacional.