Voltar para todos os eventos

Anozero’21–22 Meia-Noite. Parte 1


  • Sala da Cidade Coimbra Portugal (mapa)

ANOZERO’21–22
MEIA-NOITE. PARTE 1
27.11.2021 – 15.01.2022

Abertura: 27 de novembro, 15 h, Sala da Cidade, Coimbra
Patente até 15 de janeiro, de terça a sábado entre as 13 h e as 18 h, com entrada livre.


O Anozero – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra dá início em 27 de novembro ao programa da sua quarta edição, intitulada MEIA-NOITE pelas curadoras Elfi Turpin e Filipa Oliveira.

Organizada desde 2015 pelo Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC), a Câmara Municipal de Coimbra e a Universidade de Coimbra, o Anozero apresenta pela primeira vez um programa que acontece em dois momentos e se prolonga até 2022: MEIA-NOITE. PARTE 1, de 27 de novembro de 2021 a 15 de janeiro de 2022, e MEIA-NOITE. PARTE 2, em curso entre 9 de abril e 26 de junho de 2022.

MEIA-NOITE. PARTE 1 inicia-se já em 27 de novembro, às 15 h, com a abertura de uma exposição-conversa que estará patente até 15 de janeiro de 2022 na Sala da Cidade. A exposição apresenta uma instalação do artista Carlos Bunga (Portugal, 1976) e um programa de filmes que ambiciona explorar, com a participação do público, as zonas de investigação propostas: «La cabeza mató a todos», de Beatriz Santiago Muñoz (Porto Rico, 1972), «Les mains negatives», de Marguerite Duras (Vietname, 1914), «À Bissau, le Carnaval», de Sarah Maldoror (França, 1929) e «Shadow-Machine», de Elise Florenty (França, 1978) & Marcel Türkowsky (Alemanha, 1978).

Todos os dias, diferentes grupos da cidade, e de fora desta, serão convidados pelas curadoras e pelo Serviço Educativo do CAPC a visionar os filmes e a iniciar conversas sobre diversidade, igualdade, justiça social, produção de conhecimento, relações poéticas entre espécies e a noite como espaço de resistência.

Às quintas-feiras, entre 2 de dezembro e 13 de janeiro, às 18 h, estarão sempre presentes convidados para discutir com o público o filme do dia.


PROGRAMAÇÃO CONVERGENTE

NO SONHO DO HOMEM QUE SONHAVA, O SONHADO ACORDOU

CAPC Círculo Sede
Patente até 15 de janeiro
Terça a sábado 1 3h – 18 h, entrada livre

Exposição coletiva, com curadoria dos alunos do segundo ano do Mestrado em Estudos Curatoriais do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, com trabalhos de Alberto Carneiro, Bárbara Bulhão, Zé Ardisson, Marilá Dardot, Hector Zamora, Margarida Alves, Clara Imbert, Pedro Pedrosa da Fonseca e Rita Gaspar Vieira.


PHARMAKON: REMÉDIO-VENENO-BODE EXPIATÓRIO

CAPC Sereia
Patente até 17 de janeiro
Terça a sábado 1 3h – 18 h, entrada livre

Exposição fotográfica de Jorge das Neves no âmbito do colóquio «COIMBRA 30-2030».

//

O Anozero’21–22 tem como curadoras convidadas Elfi Turpin e Filipa Oliveira. O título «Meia-Noite» parte da observação da «noite» como «espaço de fluidez e quebra de normas, lugar aberto a outras possibilidades de visão, de conhecimento, de interação, aberto a outros corpos». Para as curadoras, «a noite» é também «um espaço que sempre foi muito contestado, e ultimamente altamente politizado».

A partir desta ideia, Turpin e Oliveira propõem «trabalhar com outros territórios, ou metodologias que ajudam a pensar neste conceito de fluidez de pensamento que tenta desfazer e encontrar outras possibilidades para as dicotomias impostas pela cultura ocidental». No Anozero’21–22, pretendem assim aplicar metodologias curatoriais que visam atuar, simultaneamente, como zonas de investigação: relações interpoéticas — entre diferentes espécies; depois do patriarcado — para englobar uma visão feminista interseccional; e formas alternativas de produção de conhecimento.


Para mais informações, por favor visite:
anozero-bienaldecoimbra.pt
21-22.anozero-bienaldecoimbra.pt

Evento Anterior: 8 de novembro
FORMAS: DO TEXTO TANGÍVEL AO IMATERIAL