RAY
Apresenta "Buffalo"
RAY está de volta com o álbum “Buffalo”, que será editado este ano. Este trabalho íntimo e profundo foi composto pelo artista com a sua guitarra acústica, instrumento com que se irá apresentar em palco, sozinho, honrando o seu processo de composição.
"Buffalo", o segundo longa duração de RAY, é uma reflexão do artista sobre o que o rodeia. Conhecido pela sua visão crítica e astuta, neste álbum RAY aborda temas como a morte, o amor, a vida quotidiana ou mesmo o seu constante renascimento e reinvenção enquanto ser humano, bem como a eterna angústia existencial e a observação do mundo caótico à sua volta. Existe em RAY amadurecimento e urgência, para que cada palavra tenha o seu devido peso quando é libertada em frente a um microfone.
A produção de “Buffalo” ficou a cargo de Paulo Furtado (The Legendary Tigerman), artista e produtor de renome, que imprimiu neste longa-duração a sua experiência e talento.
«O Luís Raimundo é um músico extremamente talentoso, um cantor com um timbre extremamente particular e poderoso. A sua carreira no indie-rock português é extremamente sólida desde há duas décadas. A ideia para este disco surgiu quando o vi a cantar, somente com uma guitarra acústica, sem qualquer amplificação, num espaço ao ar livre, nos Anjos, no verão de 2023.
O modo como a sua voz conquistou um público que estava disperso, entre locais e turistas, foi absolutamente impressionante, criando um silêncio de ouro só quebrado pelas salvas de palmas entre as músicas. O que testemunhei nesse dia foi o nascimento de um cantautor único, um trovador dos tempos modernos, na linha direta de grandes nomes como Bob Dylan, Johnny Cash ou Josh T. Pearson. A sua escrita elegante e sólida tem sido prolífica nos últimos anos, existindo neste momento um repertório que é urgente fixar em disco.»
Paulo Furtado
RAY começou a sua carreira como músico em 2003 e conta com uma extensa discografia. Faz parte de projetos como The Poppers, Keep Razors Sharp e RAY.
Enquanto músico já colaborou com bandas como Delfins ou The Legendary Tigerman, denotando assim a sua versatilidade vocal e artística.
Tem passado estes últimos meses a compor e a tocar ao vivo em nome próprio, acompanhado por uma banda de 5 músicos.
Ao longo dos anos compôs também bandas sonoras para publicidade, arrecadando o prémio de melhor banda sonora para um anúncio nacional em 2016 com a sua banda Keep Razors Sharp, pelo conceituado Clube de Criativos. Em Espanha, já recebeu o prémio de melhor banda ibérica pela associação espanhola Pop-Eye em 2012 (The Poppers) e em 2015 (Keep Razors Sharp). Em 2021 lançou o álbum de estreia, o homónimo RAY, tendo sido considerado pela imprensa um dos melhores discos nacionais desse mesmo ano.
Em 2023 participou no single “Bright Lights, Big City” do multi-premiado álbum ZEITGEIST de The Legendary Tigerman, e é músico convidado na tour do artista.
A Tour de apresentação do novo disco já tem datas confirmadas para 2025 em Portugal, Espanha e Holanda, prevendo-se uma extensa tour em 2025 e 2026.