Os coreógrafos Jonas&Lander lançam um open call para bailarinas/os, tendo em vista a integração de três elementos no elenco da sua nova criação intitulada "Bate Fado".
A nova criação de Jonas&Lander intitula-se "Bate Fado", um espetáculo híbrido entre a dança e o concerto de música projetado para cinco bailarinos, uma fadista e três músicos. À semelhança da maioria das correntes musicais urbanas, como o Samba ou o Flamenco, também o Fado teve danças próprias. Em Lisboa, a dança que teve maior expressão foi o Fado Batido, uma dança baseada num sapateado energético e virtuoso. Em "Bate Fado", Jonas&Lander propõem-se a reinterpretar a recuperar do ato de se bater (sapatear) o Fado, onde a dança emana a qualidade de instrumento de percussão em diálogo com a voz e as guitarras. "Bate Fado" revela-se como o primeiro passo para o resgate da dança que o Fado perdeu.
Os coreógrafos Jonas&Lander lançam um open call para bailarinas/os, tendo em vista a integração de três elementos no elenco da sua nova criação intitulada "Bate Fado".
Perfil Bailarinas/os com técnica de sapateado sólida, podendo esta estar ligada ao sapateado, americano, flamenco, fandango entre outros; ou bailarinas/os com forte sentido rítmico com capacidade de aprendizagem de diferentes técnicas de dança.
O trajeto das/os bailarinas/os pode este estar ligado a danças tradicionais, contemporânea, urbanas, entre outras. A voz cantada é uma mais valia para o projeto, não sendo obrigatória esta competência.
Os interessados deverão apresentar 2 vídeos: Um solo de dança desenhado para uma das guitarradas de fado presentes neste link https://drive.google.com/drive/mobile/folders/1R2KKiSNSphuLiz8HinRFeaxKLEPL-DMU?usp=sharing. Este solo deverá ter o sapateado como fio condutor, podendo o ritmo ser ainda explorado com outras partes do corpo tais como mãos, palmas, estalidos, percussão corporal, objetos, entre outros. Deve ser dada especial atenção ao potencial coreográfico do rosto; Interpretação vocal de uma música de raiz urbana, tradicional, como por exemplo fado, tango, rancheras, música cubana, música brasileira, música cabo-verdiana, folclore português, africano ou latino-americano, entre outros.
As/os selecionadas/os serão convidadas/os a integrar um período de formação nos Estúdios Victor Cordon, em Lisboa. Durante este período de formação será selecionado o elenco de bailarinas/os da peça "Bate Fado".
Os vídeos deverão ser colocados em Google drive própria e enviado link por e-mail, juntamente com nome, nota biográfica, contacto telefónico e e-mail para sinistra@jonaslander.com, com permissão de acesso através de link. O envio de vídeos em anexo de e-mail não será considerado.
Data limite para envio de vídeos 21 agosto Data de notificação de resultados 10 setembro Período de formação/audição 21, 22, 23, 24, 25, 29, 30 setembro e 1 outubro
Período de criação 2020/ 2021 Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra 9 a 11 outubro O Espaço do Tempo 23 novembro a 5 dezembro Estúdios Victor Cordon 14 a 18 dezembro O Espaço do Tempo 5 a 12 janeiro Cine-Teatro Curvo Semedo 3 a 6 fevereiro Estúdios Victor Cordon 15 a 19 fevereiro Cine-Teatro Curvo Semedo 24 a 27 fevereiro Centro Cultural de Belém 2 a 4 março
Apresentações 2021 5 e 6 março Centro Cultural de Belém 10 abril Casa da Cultura de Ílhavo 17 abril Cine-Teatro Avenida, Castelo Branco 23 abril Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra maio Teatro Municipal do Porto
Casa de produção Associação Cultural Sinistra Coprodução Centro Cultural de Belém, Cine-Teatro Avenida, Teatro Académico de Gil Vicente, Teatro Municipal do Porto Apoio à criação Estúdios Victor Cordon/OPART Residência de coprodução O Espaço do Tempo
“O Principezinho”, o musical para toda a família que representa a infância inconsciente dentro de cada adulto através de sentimentos de amor, esperança e inocência.
Em 2025, os Mercadinhos da Margem Esquerda irão realizar-se todos os segundos domingos de cada mês, com a próxima edição agendada para 9 de fevereiro, das 10h00 às 17h00.
Ambas as noites contam com convidados especiais que irão juntar-se ao trio em palco para revisitar a sua discografia, tornando estas atuações verdadeiramente únicas.
Talvez fique surpreendido mas há muitos e bons segredos escondidos na Baixa de Coimbra. Mas não se preocupe, vamos já partilhar tudo consigo.