12 lojas imperdíveis entre a Baixa e a Alta de Coimbra!
Talvez fique surpreendido mas há muitos e bons segredos escondidos na Baixa de Coimbra. Mas não se preocupe, vamos já partilhar tudo consigo. Venha connosco conhecer doze lojas imperdíveis.
Começamos com uma loja cheia de pinta e que à primeira vista pode passar despercebida. É preciso subir as escadas do número 72 da Rua Visconde da Luz para conhecer a Gang of Four. O Darth Vader exposto na janela da loja é protagonista de muitas fotografias mas são as marcas internacionais que atraem e cativam clientes. Fred Perry, Levi´s, Casio, Dickies, Herschel, Obey, são algumas das marcas que pode encontrar por lá.
Contacto: 239 842 192
Da Gang of Four seguimos para uma loja que está na Baixa de Coimbra há mais de 50 anos e que é um verdadeiro tesouro. Falamos da Chapelaria Braga’s, no número 33 da Rua Visconde da Luz. Por lá encontra uma infinidade de chapéus, dos mais clássicos aos mais modernos, tanto para homem como para mulher. Para além dos chapéus, também as boinas dominam as prateleiras desta Chapelaria. Recentemente, devido ao sucesso da série Peaky Blinbders, houve um aumento considerável de clientes à procura de boinas iguais às da série. Se é o seu caso, não precisa procurar mais. Na Chapelaria Braga´s vai encontrar boinas iguais às usadas pelos atores da famosa série britânica.
Contacto: 239 822 793
Outro espaço que merece a sua visita é A Camponeza, Garrafeira e Mercearia Gourmet. Esta loja mantém o traço original desde 1912 e só por isso já merecia a nossa visita. Mas A Camponeza tem muito mais para oferecer. Uma criteriosa seleção de vinhos e produtos tradicionais é o que pode esperar encontrar aqui. Na Camponeza pode comprar ou aproveitar e degustar um bom vinho e deliciosos petiscos.
Contacto: 239 059 326
E já que estamos nos “comes e bebes” não podemos deixar de lhe falar da Mercearia Tradicional & Petiscos “Da Serra à Cidade”, na Rua Corpo de Deus. Ao entrar vai perceber que toda a envolvência o convida a sentar e ficar. E, se optar por ficar, não se vai arrepender. Por lá, há muitos e bons petiscos. Só para lhe abrir o apetite: tosta de requeijão caramelizado, tosta de cavala, brigadeiro de bucho e, claro, tábuas de queijo. A melhor parte é que a maioria dos sabores degustados à mesa podem ser levados para casa.
Contacto: 919 041 034
Mas não é só de comes e bebes que se fazem as nossas sugestões. Falamos-lhe agora do Atelier 13, um “Atelier aberto”, bem no coração da Baixa de Coimbra. É no número 42 da Rua do Corvo que pode encontrar esta oficina de arte. O proprietário, Laurens de Geest, é um escultor belga que se mudou de malas e bagagens para Coimbra. Sorte a nossa que ganhámos um Atelier onde podemos apreciar e comprar as suas peças ou “meter a mão na massa”. No Atelier 13 não faltam workshops para quem quer aprender: como fazer azulejos, como pintar azulejos, fazer sardinhas em barro e pintá-las, workshop roda de oleiro, opções não faltam.
É colecionador de vinis? Então a Lucky Lux é a loja que não vai poder perder. Nó número 11 da Rua Sargento-Mor, Rui Ferreira, fundador da Editora Lux Records, abriu uma loja de discos onde o pop/rock domina. Mas, se esse não é o seu estilo de música favorito, não se preocupe. Na Lucky Lux pode também encontrar música portuguesa, com mais destaque para o fado/canção de Coimbra, música brasileira, africana e alternativa. E, para além dos discos em vinil, também se comercializam cd’s e dvd’s.
Contacto: 239 067 788
A Trouxa Mocha é uma loja portuguesa com certeza. Atualmente na Rua Adelino Veiga, depois de ter passado pela Rua Ferreira Borges e pelo Quebra Costas esta loja é uma verdadeira perdição para quem aprecia e valoriza os costumes e vivências da herança portuguesa. Na Trouxa Mocha essa herança ganha uma nova forma através da “criação de um produto genuíno e de qualidade, resultante de processos artesanais”. Calçado, roupa, artigos para casa, boinas, mochilas, mantas, são alguns exemplos dos produtos que pode encontrar por lá. A garantia é que são todos feitos em oficinas tradicionais portuguesas e que vão ter muita pinta. A Trouxa Mocha tem, em todos os seus artigos, uma vertente mais moderna e urbana. Esta é mais uma loja a não perder!
Quem não conhece a elegante Loja das Meias Coimbra? Desde 1931 que a Loja das Meias veste todas as gerações das famílias de Coimbra. Com loja para homem e senhora é a qualidade e o brio no atendimento, aliado à escolha criteriosa de marcas, que faz o sucesso desta loja familiar. Hugo Boss, Ralph Lauren, Paul & Shark, Joseph Ribkoff, Aldo Martins são algumas das marcas que poderá encontrar por lá.
Contacto: 239 822 946
Deixamos agora a Baixa e vamos subir pelo Arco de Almedina. Chegados ao Quebra Costas encontramos a Chocolataria Equador, uma chocolataria artesanal que só o cheiro quando entramos já nos faz crescer água na boca. Tabletes de chocolate, bombons, trufas, pirolitos de chocolate, não faltam deliciosas opções. O difícil vai ser escolher.
Contacto: 239 069 397
Com a boca doce começamos a subir as ingremes escadas do quebra Costas e encontramos, no número 38, a Loja Ilustração ao Vento. Esta loja é uma verdadeira perdição. Márcia Santos concretizou em 2018 o seu sonho de ser ilustradora ao abrir este Atelier. Os seus desenhos são inspirados no universo infantil mas este é um projeto direcionado para todos. Adultos e crianças deixam-se encantar pela arte de Márcia que acredita que de “um simples risco pode nascer qualquer coisa.” Vale mesmo a pena a visita a esta “Ilustração ao Vento”.
Mais abaixo, na Rua Fernandes Thomas 55F, encontramos mais uma loja cheia de pinta, a Loja do Pátio. Joana, a proprietária, desde pequena que gosta de fazer trabalhos manuais mas foi quando se apaixonou pela técnica Amigurumi, uma técnica japonesa, que começou a explorar outros projetos de artesanato e daí até abrir a loja foi um saltinho. Na Loja do Pátio, para além dos bonecos Amigurumi podemos encontrar peças em bordado e macramé e artigos de outros artistas e marcas portuguesas como as Ilustrações de Teresa Rego, as Mantas em algodão da Marca “Pardo”, ou as peças de cerâmica do “o Cactuu” e do “Pássaro de Seda”. Razões mais do que suficientes para visitar esta loja!
Voltamos agora ao Largo da Sé Velha para visitar a Loja do artesão Carlos Tomás. No número 4 do Largo da Sé Velha encontramos uma loja com centenas de peças de louça de Coimbra e os famosos “pratos Ratinhos”. E é provável que encontre o Sr. Carlos por lá a pintar. Pratos, alguidares, tigelas, candeeiros, chávenas de café, são muitas as peças onde o nosso olhar se perde. Por isso, se tal como nós, gosta da história e tradição de Coimbra esta loja é de paragem obrigatória.
E pronto, é no Largo da Sé Velha que chegamos ao fim da nossa lista. Mas se ficou connosco até aqui temos a certeza que o/a conseguimos deixar curioso/a, e que já está a planear a sua próxima visita à Baixa e Alta de Coimbra.
Pedro Abrunhosa, Gala Solidária “Contra o Cancro Todos Contam”, o 15.º aniversário Birds Are Indie, são alguns dos destaques para o mês de fevereiro em Coimbra