Partindo de um conjunto de espetáculos contemporâneos nos quais os intérpretes não são profissionais ou mesmo humanos – mas espectadores, não-atores, animais ou dispositivos tecnológicos – apresentam-se as principais estratégias, críticas e visões do teatro quando este ocorre para além da presença de atores profissionais ou de atores humanos. Associando a história do teatro, estudos de performance e filosofia contemporânea, veremos como um corpo de textos históricos sobre a ausência do ator, sugere novas formas de compreender a encenação do real, e de ensaiar modos de co-presença de uma forma integrada e ecológica.
seminário
actuação expandida/expanded acting
8 novembro 14h00 – 16h30
Expanded Acting
de e com Pedro Manuel
seminário de apresentação da pesquisa realizada no âmbito da tese de doutoramento (homónima) que desenvolveu na Universidade de Utrecht
casa das caldeiras
público em geral e Seminário Doutoramento Estudos Artísticos FLUC Faculdade Letras UC e Ceis20
lotação limitada
seminário integrado
Ciclo Actuação Expandida
Expanded Acting
De Pedro Manuel (PT/NL)
Neste ciclo de apresentações e encontros, o encenador e investigador Pedro Manuel partilha o seu trajeto de pesquisa e criação associando ensino, criação de espetáculos e escrita académica. Através de um seminário, um espetáculo e um workshop, o público e os participantes podem contactar com o seu trabalho em torno de teatro sem atores, de peças-ensaio, e de cenários especulativos. Através destas estratégias, Pedro Manuel procura expande e questiona os dualismos entre presença e ausência, visibilidade e invisibilidade, conhecimento e desconhecimento.
produção Teatro Académico de Gil Vicente, Laboratório LIPA, Ceis20