Anunciamos mais um evento a realizar-se no âmbito das XIX Jornadas de Cultura Popular do GEFAC, onde iremos explorar mais um elemento fundamental do panorama musical tradicional de Portugal: a apresentação do livro "Os Zés Pereiras: uma cultura musical do Entre-Douro-e-Minho".
Com audiovisuais de Abel Andrade e sob direção artística de Nuno Dias, Tiago Manuel Soares e Napoleão Ribeiro, este livro, foi construído com base nos testemunhos de músicos de dezena e meia de grupos de zés pereiras, vários festeiros e diversos construtores de tambores e de gaitas-de-fole.
Com esses depoimentos, os autores puderam compreender as funções dos inúmeros grupos de tamborileiros nos rituais religiosos e profanos do noroeste português.
Dessa investigação resultou um trabalho que contém cinquenta e sete toques em partitura e vídeo, assim como menções a numerosas fontes orais, documentais e iconográficas, recolhidas ao longo de vários anos. Isto torna a publicação uma referência para o estudo da história desta prática musical, popularizada desde o final da Guerra Civil de 1830-1834 e que, em meados de oitocentos, já era designada como “zés pereiras” em Portugal e no Brasil.
O trabalho inclui:
- textos do antropólogo Napoleão Ribeiro;
- partituras do percussionista Tiago Manuel Soares;
- vídeos, fotografias e som do videógrafo Abel Andrade.